Notícias da Diocese › 25/05/2012

Um minuto de silêncio pelas vítimas da violência

Diocese de São José dos Campos

No dia 27 de maio, domingo, as paróquias de nossa Diocese acolheram o pedido de nosso bispo diocesano, Dom Moacir Silva, que pediu para que escolhessem um momento para realizar UM MINUTO DE SILÊNCIO PELAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA. A iniciativa é nossa demonstração de apoio à Campanha O Vale pela Paz, realizada pelos jornais O VALE e BOM DIA. Dom Moacir Silva divulgou seu apoio na quarta-feira, 23.

Nossas paróquias são locais de encontro da comunidade, a mesma que enfrenta situações de medo e de perdas de parentes, amigos, vizinhos e atentados contra sua própria segurança. Por isso, a Diocese de São José dos Campos, por meio de nosso bispo diocesano Dom Moacir Silva, apoia esta iniciativa que defende a vida humana e clama por paz, incentivando a reflexão e o debate em torno da questão da segurança pública.

A campanha O Vale pela Paz

A Campanha tem como objetivo promover o debate entre a sociedade e o Poder Público, propor soluções e cobrar ações eficazes visando a redução dos índices de criminalidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Em 2011 foram registrados 412 assassinatos, uma média de mais de uma morte por dia. Em 2012 o problema se agravou, com 114 casos apenas no primeiro trimestre, segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública –recorde histórico da RMVale no período.

Infelizmente, esses números não podem ser tratados como um fenômeno esporádico, sazonal. Há pelo menos cinco anos, a região, considerada uma das mais ricas do país, bate sucessivos recordes de mortes violentas e ocupa hoje o topo do ranking de homicídios no interior do Estado.

Por trás das estatísticas há o drama de centenas de pais e mães que perderam seus filhos, e o sentimento de impotência de uma sociedade inteira. Mais: esses números representam a falência de políticas públicas e o colapso do pacto social no que se refere a um dos seus itens fundamentais, que é o respeito ao direito à vida.

É preciso pôr fim a isso. A realidade exige a mobilização de todos. O objetivo principal da campanha O VALE PELA PAZ, que se estende até o final de junho, é estimular o cidadão que mora na RM Vale a refletir sobre o problema. Ao longo de cinco semanas os dois jornais vão publicar reportagens especiais, que farão uma ampla abordagem dos temas relacionados à segurança pública e serão distribuídas em cinco etapas: ”Somos todos reféns”, “Onde o Estado falha”, “Basta à impunidade”, “Por uma nova polícia” e “Triunfo da paz”. A equipe do portal notícias e da TV O VALE também produzirá vídeos especiais sobre os temas da campanha
e se empenhará na mobilização da sociedade por meio das mídias sociais.