Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Carta de Criação

Beatíssimo Padre:

Prostrado ante Vossa Santidade e implorando bênçãos, vimos trazer o pedido de criação de um nova Diocese, desmembrada de nossa Diocese de Taubaté, no Estado de São Paulo – Brasil.

Recomenda o Concílio Vaticano II que “para se conseguir o fim próprio da Diocese é mister que a natureza da Igreja se manifeste perspicuamente na porção do Povo de Deus pertencente à própria Diocese; que os Bispos possam realizar eficazmente seus ofícios pastorais; que, enfim, se sirva o mais perfeitamente possível à salvação do Povo de Deus”. “Isto, porém, exige, quer uma adequada circunscrição dos limites territoriais das Dioceses, quer uma distribuição de clérigos e de recursos razoável e acomodada às exigências do apostolado. O que redunda em benefício não só dos clérigos e fiéis cristãos, a que diretamente interessa, mas também a toda a Igreja Católica”. (C.D. 22).

Tendo em vista ainda a recomendação do Dec. “CHRISTUS DOMINUS” (n.º 22 a 25), que as Dioceses não sejam demasiadamente grandes a fim de possibilitar uma presença mais intensa e dinâmica do Bispo nas atividades pastorais do Povo de Deus, – em união com nosso Clero, que estudou demoradamente o assunto, pensamos na necessidade de se dividir o atual território e fiéis da Diocese de Taubaté, criando outra Diocese, a de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, cidade situada em zona polarizadora, com as melhores características de uma metrópole.

Grandes motivos nos levam a esta consideração, que vimos agora, confiantemente, submeter à definitiva decisão de Vossa Santidade.

A Diocese de Taubaté está situada num dos pólos de maior desenvolvimento industrial, econômico e demográfico do Estado de São Paulo e do Brasil: o Vale do Paraíba. Fazendo parte do maior parque industrial da América Latina, nela se encontram sediadas cerca de 1.000 indústrias de grande e médio porte.

A explosão demográfica tem sido muito grande também. Em 1950, a população de toda a Diocese de Taubaté era de 281 mil habitantes. Em 1960, tínhamos uma população de 363.925. O censo de 1970 registrou 528.852 e a estimativa para 1980 prevê uma população de 939.932 habitantes.

Situado entre as duas grandes áreas industriais nacionais – São Paulo e Rio de Janeiro, o eixo formado pelo Vale do Paraíba se constitui numa zona de industrialização acentuada, dada a política de descongestionamento das grandes área metropolitanas. Essa a mais importante causa do espantosos crescimento da Diocese, o que ainda continua ocorrendo, pois novos investimentos industriais se apresentam trazendo um grande afluxo migratório extra-regional.

O setor educacional, temos, no município de Taubaté a UNITAU, extraordinário conglomerado universitário, com treze mil alunos, a Faculdade de Medicina, com cerca de 500 alunos e em São José dos Campos quatro Faculdades sendo uma Federal, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (com 571 alunos do Brasil e do mundo), perfazendo um total de cerca de quatro mil universitários. Ainda o Centro Técnico Aeroespacial tem trazido um desenvolvimento grande à população.

A pastoral exige sempre criatividade e presença do Pastor.

O Concílio Vaticano II apresenta o Bispo como o animador e centro da unidade da sua Igreja Particular; recomenda também que, como Pastor, solícito e vigilante, esteja sempre junto de seu presbitério e do povo fiel, sempre atento às exigências pastorais no meio universitário, operário, marginalizados etc… O Bispo, como Pai e Pastor deve estar sempre presente nas diversas comunidades, encorajando a uns, curando a outros, incentivando a todos a perseverarem nos caminhos do Senhor.

Tendo em vista todos esses fatores e as exigências pastorais do nosso tempo, consultamos o nosso Conselho Presbiteral e o Clero em geral a respeito da conveniência e necessidade do desmembramento da Diocese de Taubaté e a possibilidade de criação de uma nova Diocese com sede na cidade de São José dos Campos.

Na Assembléia Regional da Comissão Regional Sul I, da CNBB, de 9 a 12 de novembro do corrente ano, ouvimos também o parecer e obtivemos a aprovação de todos os senhores Bispos do Estado de São Paulo.

A região da futura Diocese possui um dinamismo sadio e consolador.

A cidade de São José dos Campos é o 6º Centro Espacial do mundo, sede da 3ª Região Administrativa do Estado de S. Paulo. É o mais importante dos 35 municípios que compõem a Bacia do Paraíba do Sul, com uma área de 1.118 km? e uma população e uma população estimada em 293.547 habitantes, dos quais 275.765 na área urbana. É cortado pela Rodovia Presidente Dutra, que atravessa toda a Diocese, unindo São Paulo e Rio de Janeiro, como ainda pela Rede Ferroviária Federal, com fácil ligação com todo o interior do Estado. Dispõe também de aeroporto.

A futura Diocese de São José dos /campos possui uma população de aproximadamente 460.000 habitantes, com um clero dinâmico e com um bom entrosamento na pastoral. Os municípios que a constituirão são os seguintes, em número de seis: São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Monteiro Lobato e Paraibuna, a serem desmembrados da Diocese de Taubaté, e Igaratá que, de comum acordo com o Exmo. E Revmo. Senhor Dom Emilio Pignoli, será desmembrado da Diocese de Mogi das Cruzes.

A Diocese será constituída de 21 Paróquias já organizadas. O clero está constituído de 25 Presbíteros, sendo 16 Diocesanos e 9 Religiosos. Há 7 Diáconos Permanentes. Trabalham na região 194 Religiosas, distribuídas por 8 Congregações e 18 Comunidades.

Quanto aos Seminaristas, há 7 no Seminário Maior (1 na Teologia e 6 na Filosofia) e 30 no Seminário Menor.

Com relação à situação patrimonial e financeira da futura Diocese de São José dos Campos, observamos que, além do patrimônio imóvel e móvel constante de relação anexa, possui a mesma área de 19.840 m2, onde está sendo construída a residência episcopal. Já existe construído prédio com amplas salas onde será instalada a Cúria Diocesana e onde funcionarão a Procuradoria, o Arquivo e o Secretariado de Pastoral.

Para a “Mensa Epicopi” a futura Diocese com uma contribuição mensal da Paróquias no valor de Cr$ 55.000,00 havendo já um saldo disponível de Cr$ 421.083,47 em caixa, sendo parte em caderneta de poupança.

A magnífica Igreja que servirá de Catedral está em vias de acabamento, havendo planta e fotografias da mesma no documentário anexo. O titular da Catedral será São Dimas e o da Diocese São José.

Por fim, a Diocese de São José dos Campos, normalmente, será sufragânea da Arquidiocese de Aparecida.

Todas as demais informações, estatísticas, delimitações e esclarecimentos constam dos anexos que acompanham este pedido.

Assim, Beatíssimo Padre, para maior glória de Deus, de sua Santa Mãe, e para o melhor serviço pastoral do Povo de Deus em nossa terra, por este requerimento pedimos com humildade e encarecimento a Vossa Santidade, se digne criar a Diocese de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, Brasil.

Com a mais carinhosa obediência e amorosa veneração, de Vossa Santidade, o humilde filho.

Dom José Antonio do Couto, scj
Bispo de Taubaté