Palavra do Pastor › 10/01/2012

2012

O Ano de 2012 é muito especial e muito significativo para a Igreja, portanto, para todos e cada um de nós. É o ano do Jubileu de Ouro do início do Concílio Vaticano II, o Concílio que marcou uma época nova na vida da Igreja. Ele teve sua abertura no dia 11 de outubro de 1962, depois de uma fase preparatória, desde o seu anúncio pelo Papa João XXIII, em janeiro de 1959; e convocação em 25 de dezembro de 1961.

O Servo de Deus, Paulo VI, no encerramento do Concílio, disse: “Este nosso Concílio deixará à posteridade a imagem da Igreja que esta Aula representa, assim repleta de Pastores que professam a mesma fé, e respiram a mesma caridade; que estão unidos pela comunhão de oração, de disciplina, de entusiasmo; como isto é maravilhoso — todos desejarem uma só coisa: oferecer-se como Cristo, nosso mestre e Senhor, pela vida da Igreja e pela salvação do mundo. O Concílio, porém, não deixa apenas à posteridade a imagem da Igreja, mas também o patrimônio da sua doutrina e dos seus mandamentos, isto é, o depósito que Cristo lhe confiou; depósito que no decurso dos tempos os homens sempre meditaram, transformaram, por assim dizer, no próprio sangue e exprimiram de algum modo no seu viver; depósito que agora, aclarado em muitos pontos, foi estabelecido e ordenado na sua integridade. Este depósito, vivo pela divina virtude da verdade e da força que o constituem, deve ser considerado apto para vivificar todo o homem que o acate piedosamente e dele alimente a sua própria vida” (Discurso na última Sessão pública, 7 de dezembro de 1965). Mais adiante, ele diz: “Dirá alguém que o Concílio, mais do que das verdades divinas, se ocupou principalmente da Igreja, da sua natureza, da sua estrutura, da sua vocação ecumênica, da sua atividade apostólica e missionária” (idem).

No final do Grande Jubileu do Ano 2000, o Beato João Paulo II disse:

[quote]sinto ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça de que se beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que se inicia” (João Paulo II, NMI, 57).[/quote]

O Papa Bento XVI, na sua primeira mensagem no final da concelebração eucarística com os cardeais eleitores, no dia 20/04/05, depois de citar o texto de João Paulo II (acima) disse: “também eu, ao preparar-me para o serviço que é próprio do Sucessor de Pedro, desejo afirmar com vigor a vontade decidida de prosseguir no compromisso de atuação do Concílio Vaticano II, no seguimento dos meus Predecessores e em fiel continuidade com a bimilenária tradição da Igreja… Com o passar dos anos, os Documentos conciliares não perderam atualidade; ao contrário, os seus ensinamentos revelam-se particularmente pertinentes em relação às novas situações da Igreja e da atual sociedade globalizada”.

Outro grande acontecimento para 2012 será o Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei. Disse o Papa: “Este [ano] terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo meu Predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé. Esta obra, verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II, foi desejada pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985 como instrumento ao serviço da catequese e foi realizado com a colaboração de todo o episcopado da Igreja Católica. E uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos foi convocada por mim, precisamente para o mês de Outubro de 2012, tendo por tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã. Será uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé” (PF, 4).

2012 será também o ano da Quinquagésima Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, que acontecerá em Aparecida, entre os dias 18 a 26 de abril. A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952, portanto, está completando 60 anos. Nos primeiros anos a Assembleia Geral não acontecia anualmente como hoje; por isso, neste ano teremos a 50ª AG. Será um momento forte na caminhada da Igreja no Brasil.

Esses acontecimentos farão de 2012 um ano rico para nossa caminhada eclesial. Não desperdicemos esta riqueza.

Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano