Dom Moacir recebe o Pálio na solenidade de São Pedro e São Paulo

Márcio Smiguel Pimenta
Assessoria de Imprensa | Arquidiocese de Ribeirão Preto

Na manhã de 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo, na Basílica de São Pedro, em Roma, o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, estará entre os 35 arcebispos dos cinco continentes que recebem a imposição do pálio pelo papa Francisco, símbolo de comunhão com o Sumo Pontífice. Os arcebispos participam da celebração eucarística e proferem um juramento de comprometimento, fidelidade e obediência à Igreja Católica, ao papa e seus sucessores. Entre os 35 nomes, três são brasileiros: Dom Antônio Carlos Altieri, Arcebispo de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo de Manaus, no Amazonas e Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto.

O arcebispo de Ribeirão Preto, D. Moacir Silva, foi o primeiro arcebispo nomeado pelo papa Francisco para o Brasil, em 24 de abril, e tomou posse na Catedral de Ribeirão Preto no último domingo, 23 de junho. Segundo nos conta dom Moacir, esta não será a primeira vez que participa de uma celebração com a presença do cardeal Bergoglio, eleito papa Francisco em março deste ano. “Já estive com o Cardeal Bergoglio, mais de uma vez, no mesmo recinto e na mesma celebração, mas sem nos conhecermos. Tenho acompanhado quase todos os dias as atividades e as palavras do papa Francisco. A expectativa de encontrá-lo pessoalmente é muito grande, bem como de ouvi-lo; além disso, sou o primeiro arcebispo nomeado por ele para o Brasil. Tudo isso fala forte ao coração”, destaca dom Moacir.

Para dom Moacir o Pálio simboliza o compromisso com a Igreja e o Sucessor de Pedro. Trata-se de da unidade e da comunhão universal com a Igreja.  “O Pálio que o Arcebispo recebe das mãos do Sucessor de Pedro é a expressão da corresponsabilidade comum diante do ‘supremo pastor’, Jesus Cristo. Bento XVI, no dia 29 de junho de 2005, dizia: ‘O Palio é a expressão da nossa missão apostólica. É a expressão da nossa comunhão, que no ministério petrino tem a sua garantia visível’. O Pálio que vou receber no dia 29 de junho significa a profunda comunhão de nossa Província Eclesiástica com a Igreja Romana”, concluiu dom Moacir.

Entenda o significado do Pálio

“O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

Nos primeiros séculos da era cristã, o Pálio era usado exclusivamente pelos Papas. A partir do sexto século é que passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos. Os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, sobre o qual está o altar principal da Basílica Vaticana. No dia 29 de junho, os Pálios são dali levados para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

De acordo com o canonista dom Hugo Cavalcanti, o pálio significa união com o papa, fidelidade ao magistério e encargo pastoral. E acrescenta, citando o cânon o 437 § 2º do código de direito canônico, sobre o uso do pálio: ‘De acordo com as leis litúrgicas, o metropolita pode usar o pálio em qualquer igreja da província eclesiástica a que preside, mas não fora desta, nem mesmo com o consentimento do bispo diocesano’.” (Fonte: CNBB)

Transmissão

A celebração eucarística de entrega do Pálio, 29 de junho, presidida pelo papa Francisco será às 9h30 (horário de Roma).

Rádio Vaticano fará a transmissão a partir das 4h20 (horário de Brasília). Para acompanhar acesse: http://pt.radiovaticana.va/bra

TV Canção Nova transmite a solenidade de São Pedro e São Paulo a partir das 4h30 (horário de Brasília).