Jornal Expressão › 07/08/2021

Jornal Expressão – Agosto 2021

Chamados a fazer diferença

A temática vocacional que motiva a oração e a reflexão da Igreja no Brasil, durante o mês de agosto, deve iluminar a todos os batizados. Uma pergunta que se esconde por detrás da questão vocacional é: onde devo estar para fazer diferença com minha existência e atuação de acordo com o Evangelho?

Esse questionamento deve ser feito de maneira singular pelos jovens, mas, é oportuno que também o seja por todos os membros da Igreja, mesmo aqueles que já abraçaram um estado específico de vida.

Quando Jesus chamou os seus discípulos o fez, segundo São Marcos, para “estarem com Ele e para enviá-los a pregar” (cf. Mc 3,14-15). Assim sendo, qualquer que seja a vocação, ela diz respeito não apenas ao lugar em que a pessoa deve ocupar, mas, primeiramente, ao modo como deve viver, ou seja, na conformidade de vida com Jesus. A missão é o “porquê” de toda vocação e não se resume em fazer, mas se define como “fazer com o jeito de Jesus”. Isso supõe comunhão existencial com Ele, para d’Ele aprender a novidade capaz de transformar vidas.

Nossos tempos esperam de todos os chamados por Deus, em qualquer estado de vida, um testemunho caracterizado pelas singulares indicações do Evangelho (humildade, serviço, fraternidade, mansidão, generosidade, misericórdia, doação da vida etc), pois é isso que leva alguém a fazer diferença onde quer que esteja. A demanda vocacional de nossos tempos não é só por quantidade, mas também por qualidade.

Desde essa perspectiva esta edição do Jornal Expressão traz uma profunda reflexão sobre a vocação de São José e testemunhos de alguns vocacionados de nossa Diocese. Fala também sobre as atividades programadas pela Comissão Diocesana da Pastoral Vocacional e pela Coordenação Diocesana dos Coroinhas e Cerimoniários, das quais podem participar famílias, grupos e comunidades.

Junto aos que são chamados a uma vocação de especial consagração há sempre mãos generosas que partilham e cuidam. A esse respeito confira o belo testemunho de generosidade realizado pelo Apostolado da Oração e pelos benfeitores da construção da nova ala do Seminário Santa Teresinha.

Na alegria de seu chamado e missão, algumas paróquias celebram neste mês seus padroeiros. Fique sabendo quem são e como participar desses momentos festivos.

Esses destaques são simples “aperitivos” oferecidos aos leitores para incentivá-los a deliciar-se com a riqueza dos conteúdos do Jornal Expressão, que a cada mês lhes oferece o que de melhor acontece na Igreja Particular de São José dos Campos, sobretudo neste tempo celebrativo de seus 40 anos.

A tarefa agora é sua, caro (a) leitor (a). Com nosso abraço carinhoso segue o nosso desejo de uma proveitosa leitura deste informativo diocesano.

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.