Dom Moacir Silva visita Ribeirão Preto

Nos dias 7 e 8 de maio, D. Moacir Silva, arcebispo eleito de Ribeirão Preto e administrador diocesano de São José dos Campos, acompanhado do padre Paulo Renato F. G. Campos, visitou a cidade de Ribeirão Preto, para um primeiro contato.

Na terça-feira, 7, D. Moacir se reuniu às 14 horas, na Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto, com alguns padres, a saber, os seis padres do Colégio de Consultores: Nasser Kehdy Netto (administrador arquidiocesano), Sérgio Donizetti Carmona, José Aparecido Borini, José Carlos Rossini, Ilson Vicente Olimpio, Júlio César Melo Miranda, CMF; o chanceler padre Samuel Matias; o representante dos presbíteros padre Marcelo Luiz de Sousa; e o cerimoniário padre Antônio Élcio de Souza. Entre os diversos temas tratados fizeram parte da pauta: os preparativos para a posse em 23 de junho, às 10 horas, na Catedral Metropolitana de São Sebastião; as celebrações de acolhida nas foranias: ficou definido que D. Moacir celebrará em cada uma das dez foranias, e que as datas e os locais serão agendados pelos vigários forâneos; entre outros assuntos.

E, ainda no mesmo dia, no final da tarde, D. Moacir celebrou pela primeira vez a Eucaristia na arquidiocese, no Seminário São José e Bom Pastor, na Vila Seixas, com a presença dos seminaristas e participou do jantar na casa de formação. Na homilia, o arcebispo disse estar feliz com esse primeiro contato, e ressaltou a importância da fidelidade ao projeto salvífico da Igreja de Jesus Cristo.
Sub-Região RP-1 – Na quarta-feira, 8, às 9 horas, D. Moacir participou da reunião da sub-região RP1, na Casa Bakhita, no Jardim Maria Goretti, em Ribeirão Preto, com a presença dos bispos ou administrador diocesano das dioceses de Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista e arquidiocese de Ribeirão Preto, os padres coordenadores de pastoral e representante dos presbíteros das dioceses. O bispo da diocese de Jaboticabal e secretário da sub-região RP-1 D. Fernando Antônio Brochini, CSS, acolheu e deu as boas-vindas a D. Moacir. Foram tratados diversos temas pastorais e encaminhamentos da agenda da sub-região. Neste mesmo dia, depois do almoço, D. Moacir retornou para São José dos Campos.

Márcio Smiguel Pimenta
Assessoria de Imprensa / Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Ribeirão Preto