Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Pastorais e movimentos › 16/11/2022

Disponível o Livreto da Novena de Natal da Diocese

Querido povo de Deus que caminha na Fé e no Amor, eis que se aproxima o tempo de esperança e de viver, só viveremos esse tempo se caminharmos indo ao encontro da Luz que vem do alto. Quero convidar a todos a rezarem a novena de Natal desse ano de 2022 como “PEREGRINOS”, enquanto caminhamos, temos a certeza que lá no horizonte desponta uma Luz, ela está grávida de Esperança, de Vida, de novidades, de festa, de dança… Por isso, entra na roda com a gente, deixe a Luz do Céu entrar e vem rezar a novena de Natal.

Com alegria de viver a esperança de Deus, nossa equipe de subsídios, faz chegar até nossas comunidades esse precioso instrumento de partilha e oração, com o objetivo de ajudar nossas pequenas
comunidades, espalhadas pelas diversas paroquias da Diocese, a rezarem e viverem a luz do Senhor. Estamos todos nesse processo de volta para um trabalho mais “afetivo e efetivo”. Queremos estar próximos das pessoas, animar a esperança, iluminar as carentes de afetos depois da triste realidade da pandemia. A novena de Natal pode ajudar muito nossas comunidades a redescobrir a importância de celebrar a fé em pequenos grupos.

Esse tempo que vamos viver, tempo de caminhar e encontrar a luz que vem do alto, não pode ser desperdiçado, deixado de lado, eis o tempo da Graça do Senhor. Em meio a tantas marcas negativas no Brasil e no mundo chegou a hora de recordar a luz. A Luz do Menino Deus precisa nos envolver, as trevas precisam ser dissipadas, o amor precisa voltar a reinar em nossa vida, famílias e comunidades.

Deus abençoe a todos, que Ele ilumine e nos faça iluminar com os dons mais preciosos do Espírito Santo, renovando sempre mais as forças para continuar com os pés firmes na missão e os olhos na eternidade, nossa Morada Sagrada. Forte abraços a todos, boa novena de natal!

Padre João Alves Sobrinho
Assessor Diocesano para a CEBs

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF.

.

.

.

Confira abaixo a mensagem de nosso bispo diocesano Dom Cesar

.

.

“Um povo que caminha e quer se encontrar com a luz que vem do alto”
(Miquéias 5, 3)

A cada ano temos esta graça de refletir, rezar e celebrar o nascimento do nosso Salvador e Redentor. Salvador e Redentor de toda a humanidade, renovador de toda a criação. “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial “(Gl 4, 4-5).

A Igreja confessa que Jesus é inseparavelmente verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele é verdadeiramente o Filho de Deus que se fez homem, nosso irmão, e isto sem deixar de ser Deus, nosso Senhor. “Ele permaneceu o que era, assumiu o que não era”, canta a liturgia romana.

Assim, queremos neste Natal, todos nós que cremos, esperamos e seguimos o Senhor Jesus, cantar como cantaram os anjos dos céus: “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade”. Paz para todos: para cada um de nós, para nossas famílias, para nossas comunidades, para nossa cidade, para nosso país, para toda a humanidade. Quem é de Deus, diz São João em sua primeira carta é da Paz. A Paz é um dom e uma responsabilidade nossa, nos diz São Paulo na carta aos Romanos.

Neste Natal queremos nos alegrar com todos os que vivem e atuam a partir da Misericórdia, que resplandece no rosto de Jesus. Ele é o Senhor da Paz, Ele é o rosto da Misericórdia, Ele é o totalmente santo, Ele é a garantia de nossa salvação. Assim, sejamos também nós, pessoas de Misericórdia, para testemunhar ao mundo a verdadeira fé em Cristo Jesus. Que a paz que os anjos proclamam no dia do Natal Santo do Filho de Deus, seja prolongada pelas nossas palavras, pelas nossas atitudes, pelos nossos gestos, pelas nossas tomadas de decisão, em favor da vida de todos e de todas as criaturas de Deus. Juntemos nossa voz a voz dos anjos para que o mundo todo escute e creia que Jesus é o ÚNICO SALVADOR, e que “diante dele haverão de se dobrar todos os joelhos: no céu, na terra e nos infernos”.

Confiemos em Deus, assim como fez Maria, a mãe de Jesus Cristo, que acolheu com humildade em sua vida o projeto de Deus. Para ser a Mãe do Salvador, Maria foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função. No momento da Anunciação o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça”. Efetivamente para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio da sua vocação, era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus. É isto que queremos celebrar neste Santo Natal de Jesus: a graça de Deus que também quer habitar em nós e em nossas famílias e comunidades. Que possamos celebrar este Natal cheios da graça de Deus, sendo misericordiosos conosco mesmos, com nossos familiares, com nossos amigos, com as pessoas que passam à nossa porta e pedem de nós um gesto de amor e compaixão.

Festejemos com alegria este tempo de graça e de paz. Lembremo-nos de forma especial, de nossos irmãos e irmãs, que em tantos lugares do mundo, são perseguidos por causa da fé, por confessarem com coragem o nome de Jesus Cristo. O sangue dos mártires é semente de novos cristãos, diziam os Padres da Igreja. Rezemos por eles e vivamos com alegria nossa Fé.

Cantemos com os anjos as maravilhas que Deus tem feito por nós, através de seu Filho Unigênito, Jesus Cristo Nosso Senhor. Feliz e abençoado Natal a todos e a todas. Que a graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano de São José dos Campos

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.