Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 13/10/2021

Celebração Jubilar Diocesana

A Diocese de São José dos Campos está celebrando seus 40 anos de instalação. O próximo momento de festa será a grande celebração Jubilar Diocesana. Confira abaixo todos os detalhes.

Celebração Jubilar Diocesana

Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, no dia 20 de novembro, às 15h30, no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus, será realizada uma solene celebração, com uma representação de toda a Diocese, para render glórias a Deus pelos 40 anos de bênçãos.

Nesse dia será lançada a Revista Comemorativa dos 40 anos e a Liturgia contará com a presença do Coro Diocesano Ir. Miria Kolling, que se prepara desde dezembro de 2020 para esta celebração.

Devido à situação pandêmica, esse momento não será aberto para todos os fiéis, mas cada pároco irá escolher alguns representantes paroquiais. Toda Diocese poderá acompanhar esse momento que será transmitido pelas mídias sociais e Rádio Mensagem.

Revista comemorativa

Está na fase final de elaboração a revista que contará um pouco da história de nossa Diocese, em seus principais personagens e elementos, enriquecida por textos esclarecedores e belas fotos. A revista será lançada na celebração solene dos 40 anos da diocese, no dia 20 de novembro de 2021.

Coro Diocesano Ir. Miria Kolling

Desde dezembro de 2020, sob a coordenação do maestro Leandro Evaristo, e preparação vocal de Patrícia Nessa, o Coro Diocesano Ir. Miria Kolling vem se dedicando aos ensaios dos cantos litúrgicos escolhidos para a solene celebração dos 40 anos da Diocese.

O coro contará com 84 cantores de 37 Paróquias e a execução dos cantos será enriquecida por uma mini orquestra composta por violinos, piano, harpa, trompete, flautas, violão, bateria, viola caipira, percussão, contra baixo elétrico e Violoncelo. Os ensaios aconteceram no auditório da Faculdade Católica.

 

Confira o que já aconteceu durante nosso Ano Jubilar:

Tema Central

«Somos todos irmãos» é o tema escolhido por Dom Cesar, para o Jubileu de 40 anos da diocese. Tema extraído da última encíclica do Papa Francisco. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor de Evangelho.

 

Logomarca dos 40 anos

A logomarca foi elaborada pelo Departamento de Comunicação, em parceria com o designer Murilo Moraes. Confira, abaixo, todos os elementos que compõem a identidade visual do evento.

A Cruz do Senhor, como no brasão da Diocese, é o centro de tudo, representando a centralidade do mistério de Cristo na vida da Diocese, pois “Jesus Cristo é a boa nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre”, mas, ao mesmo tempo, Ele é também o primeiro e supremo evangelizador.

O Lírio de São José, recorda o padroeiro principal da Diocese, uma vez que “a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis”

O número 40 formado pela Cruz, representa toda a história da Diocese que tem como princípio a experiência do amor e da salvação de Cristo através de sua entrega na cruz e também como fim, que essa mensagem seja conhecida.

As seis estrelas representam as 6 cidades que compõem a Diocese de São José dos Campos.

Os desenhos abaixo da cruz representam os vales e montanhas e o centro urbano, componentes do contexto geográfico da Diocese. É nesta terra que todos os fiéis são chamados a se santificar e a evangelizar.

Presente na imagem, formado pelo zero, temos o cajado, lembrando a figura de guia e pastor de São José.

Por fim, a cor da imagem recorda a imagem de São José, Padroeiro da Diocese. Um amarelo que aos poucos cobre o verde, simbolizando Deus que escolheu São José e o cobriu com graças para prepara-lo para sua missão de pai, provedor e protetor da Sagrada Família de Nazaré.

 

Celebração Jubilar Paroquial

 

As paróquias que compõem a Diocese de São José dos Campos, realizaram de 28 a 30 de abril, um Tríduo em honra a São José e em ação de graças pelos 40 anos da Diocese. No dia 1º de maio cada comunidade fez uma programação especial para celebrar o dia do patrono da diocese e o Quarentenário de nossa Igreja particular.

Dom Cesar, no dia 1º de maio, celebrou na Catedral Diocesana São Dimas e fez o lançamento do Ebook comemorativo e o relançamento do Hino da Diocese.

 

 

Ebook da história da Diocese

Este texto que narra a história de nossa Diocese, de modo mais detalhado, será lançado no dia 1º de maio. O Ebook conta como foi o caminho para a criação e a instalação da nossa Diocese, apresentando os principais documentos desse processo. Fala também dos bispos que tivemos até o momento e seus feitos mais marcantes. Nesse texto os leitores podem conhecer a história dos seminários da Diocese, o número de seminaristas que já passaram por eles e aqueles que foram ordenados padres. Por meio deste Ebook também é possível entrar em contato com um pouco da história de cada paróquia, o surgimento das Pastorais e Movimentos, bem como, com alguns momentos marcantes de nossa história diocesana. O Ebook pode ser acessado através do site da Diocese, num banner que foi especificamente preparado para conduzir os internautas ao seu conteúdo. Acesse o Ebook clicando AQUI

 

Hino da Diocese

Foi composto em 2006, para a celebração do Jubileu de Prata da Diocese. O autor de sua letra é o Pe. Edinei Evaldo Batista e da melodia o músico Luidy Caldas, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Altos de Santana. Para a celebração dos 40 anos o hino teve algumas adequações em seu texto original e na sua melodia, bem como o acréscimo de arranjos que o tornaram mais belo e vibrante.

Foi gravado pelo Coro Diocesano Ir. Miria Kolling e relançado no dia 1º de maio, na celebração jubilar paroquial da Catedral de São Dimas. O hino pode ser escutado e seu clipe visualizado abaixo.

 

Brasão da Diocese

 

 

 

Criado em 2006, foi repaginado para a celebração dos 40 anos e reapresentado durante a Missa Crismal, no dia 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

1 Comentário para “Celebração Jubilar Diocesana”

  1. Waldiney da Silva disse:

    Com certeza será uma linda celebração, digna do momento, da festa, e com muita fé…
    Tenho também a certeza que o Coro Diocesano fará sua parte, com a competência do Maestro Leandro Evaristo e a Patrícia Bessa, irá abrilhantar está grande celebração..
    Deus abençoe a todos

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.