Notícias da Diocese › 01/05/2021

Baixe o Ebook da História de nossa Diocese

O presente texto, que tem por conteúdo os destaques da história e da missão da Diocese de São José dos Campos, no período de 1981 a 2021, nasceu com a finalidade inicial de transmitir aos propedeutas e demais seminaristas dessa Diocese a riqueza de uma trajetória de lutas e conquistas, que está completando 40 anos.

Entretanto, a descoberta de seu valor e significado, para todos os diocesanos, redirecionou o seu objetivo, transformando-o de texto com apontamentos para aulas em um EBOOK, acessível a todos os interessados.

Trata-se de uma pequena história, escrita por muitas mãos, que, no entanto, revela-se grande porque conduzida pela graça de Deus e repleta de belezas e ensinamentos.

Apesar de sua pouca idade, a Igreja Particular de São José dos Campos, como vinha fecunda e bem cuidada, já deu muitos frutos que a fazem conhecida como diocese viva, dinâmica e promissora de outros preciosos dons para a própria Igreja e para o mundo.

A constatação desta verdade é motivo de gratidão e compromisso. Tudo o que se pode contemplar como valor e qualidade nesta porção do Povo de Deus é dom divino, pelo que devemos sempre bendizer ao seu Autor.

Sabe-se que a fertilidade da terra é uma condição imprescindível para que haja frutos. Contudo, isso não basta para que se obtenha uma boa colheita. É também necessário que as sementes sejam de qualidade e que o processo que vai da semeadura até a colheita seja bem realizado. Não pode faltar chuva, nem haver excesso de sol e as pragas devem ser combatidas, entre outros cuidados fundamentais.

Assim também acontece com a caminhada da amada Diocese de São José dos Campos: os bons e abundantes frutos que ainda virão serão produzidos pela graça divina ajudada pela prática constante da oração, pela busca permanente de formação, pela elaboração e efetivação de projetos pastorais ousados e pelo perseverante compromisso pessoal e comunitário, por parte de todos. Tais elementos podem ser aprendidos e atualizados com o conhecimento de nossa história, registrada nas páginas que seguem.

Que o contato com este escrito sobre as principais maravilhas que Deus realizou na Diocese de São José dos Campos una todos os diocesanos em uma sinfonia de louvor e ação de graças ao seu iniciador e os leve a continuar colaborando para que se complete a obra por Ele inaugurada.

Pe. Edinei Evaldo Batista

Organizador do texto

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.

Se você identificar alguma informação errada ou falta de dados, envie um e-mail para o Departamento de Comunicação: comunicacao@diocesesjc.org.br. Mande também suas críticas, comentários e sugestões.