Notícias da Diocese › 28/06/2012

Casa do Idoso Sul homenageia mãe de Dom Moacir Silva

A Prefeitura de São José dos Campos inaugura a Casa do Idoso na zona sul da cidade no próximo sábado, dia 30, a partir das 14hs, na Av. Andrômeda, 2601. Às 14h30, Dom Moacir Silva irá abençoar o prédio. A nova unidade da Casa do Idoso tem o nome de D. Maria Augusta Silva, mãe de nosso bispo diocesano, Dom Moacir Silva.

D. Maria Augusta nasceu em 09 de novembro de 1935, no Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP. Filha de Benedito Augusto e Eva Maria de Jesus.  Casou-se com Braselino Silva. Depois de casada continuou morando no mesmo bairro de seus pais, e foi em sua residência que teve seus cinco filhos: Moacir Silva, José Silva, que é Diácono Permanente, Aparecido Silva, Benedita Augusta Silva Ferreira e Antônia Augusta Silva e os criou cuidadosamente com afeto e amor. Três de seus filhos lhe deram 12 netos.  Faleceu no dia 08 de setembro de 2009, aos 73 anos de vida.

D. Maria Augusta deixou grande exemplo de simplicidade, humildade, fé e confiança em Deus.

Casa do Idoso Sul será inaugurada com show de Agnaldo Rayol

Para uma grande obra, um grande show. A Prefeitura traz no dia 30 de junho o cantor Agnaldo Rayol, um dos cantores mais populares do Brasil, para a festa que marcará a inauguração da Casa do Idoso da região Sul – Maria Augusta Silva. O evento, que é aberto ao público, acontece a partir das 14h, na Avenida Andrômeda, 2.601, Bosque dos Eucaliptos.

A nova Casa do Idoso começou a ser construída no início de 2011. O projeto que vai levar lazer, saúde e qualidade de vida para os joseenses com mais de 60 anos, é uma extensão do modelo implantado em 2007, quando a administração municipal inaugurou a primeira Casa do Idoso, na região central da cidade.

A região sul da cidade é a que registra o maior crescimento da população idosa de São José dos Campos. Segundo pesquisa de instrumentação urbana da Secretaria de Planejamento, a região tem uma taxa de crescimento de 10,27% ao ano. Hoje, habitam na região cerca de 25 mil pessoas com mais de 60 anos.

A Casa do Idoso da região sul está numa área de 11 mil metros quadrados, que totalizam 5 mil metros quadrados de área construída. Conta com piscina adaptada, auditório para 500 pessoas, consultórios para médico, psicólogo, dentista, nutricionista, além de salas de alfabetização, atendimento social, ambulatorial, informática, artes, recepção, avaliação física, fisioterapia e ginástica, entre outras. Uma das novidades será a academia de musculação. Terá uma capacidade de atendimento para 10 mil pessoas.

Além de oferecer uma programação fixa com cursos de alfabetização, informática, fisioterapia, terapia ocupacional e hidroginástica, a nova casa terá atividades regulares abertas como yoga, lian gong, alongamento, capoeira adaptada, dança, coral, ginástica localizada, ginástica laboral, entre outras.

O diferencial da nova será um novo serviço: o Centro-Dia, com até 80 vagas, que irá proporcionar a permanência do idoso semidependente no local, no período diurno, como forma de prevenção ao asilamento. Lá eles terão todo o acompanhamento de profissionais especializados e refeições.

Show gratuito

Com 54 anos de carreira artística e mais de 50 discos gravados, Agnaldo Rayol tem uma voz inconfundível e é considerado um ícone da música romântica. Na década de 60, gravou sucessos como “A Praia”, foi estrela de cinema, fez inúmeros programas de TV, como o “Corte Rayol Show”, na TV Record de São Paulo. Mais tarde, na mesma emissora, teve seu programa solo “Agnaldo Rayol Show”.

Nos anos 80, comandou por 8 anos o grande sucesso “Festa Baile”, programa produzido pela TV Cultura de São Paulo. Participou de inúmeras novelas, como Os Imigrantes, As Pupilas do Senhor Reitor, entre outras.

Em 2008 gravou um CD ao vivo e lançou seu primeiro DVD. O show “50 anos depois”, que alcançou a marca de mais de 25.000 cópias vendidas, dando ao cantor, no ano passado o DVD de Ouro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos