Acontece o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, em Porto Alegre

Começou na tarde desta segunda-feira, 4 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, com a presença do arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, Celam, dom Jaime Spengler; do Reitor da PUC-RS, irmão Evilásio Teixeira e diversas outras autoridades eclesiais e acadêmicas, bem como de grande público composto por bispos, presbíteros, consagrados e consagradas, seminaristas, cristãos leigos e leigas.

A conferência de abertura coube ao bispo eleito de Petrópolis (RJ), dom Joel Portela Amado, que situou os presentes no caminho de reflexão sobre a Pastoral Urbana no Brasil, que dá mais um passo significativo com este congresso que, nos próximos dois dias, contará com reflexão de conferencistas nacionais e internacionais, em busca de propostas e processos que respondam ao desafio do anúncio do Evangelho aos homens e mulheres que vivem na cultura urbana atual.

Também participou da mesa de abertura o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá, que ao saudar os presentes destacou que a maior parte da população mundial vive nas grandes cidades e que a grande maioria migra das pequenas cidades para os centros urbanos em busca de melhor qualidade de vida.  “Os desafios nas grandes cidades são inúmeros e a Igreja na sua reflexão teológico pastoral tem se debruçado nessa realidade. Nossa ação evangelizadora nas cidades deve favorecer a penetração do evangelho nessas realidades”, comentou.

Padre Jânison relembrou que já em 2010 a CNBB se debruçava sobre essa temática, quando realizou um seminário com o tema: “Pastoral urbana, categoria de análise e interpelações pastorais”.

“Na sociedade globalizada em que vivemos existem desafios, mas ao mesmo tempo oportunidades para o anúncio do evangelho nesta realidade plural que exige mais de seus evangelizadores”, disse.

O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB também reafirmou que os discípulos missionários são convocados a escutar, a compreender a mentalidade urbana atual, cujas marcas são globais e, ao mesmo tempo, diversificadas e plurais, conforme as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Que neste congresso possamos escutar os diferentes apelos e encontrar caminhos para a evangelização no contexto urbano. Que o Espírito Santo nos conduza!”.

Saiba mais em: https://www.pucrs.br/eventos/inst/pastoralurbana2024/