Palavra do Pastor › 02/01/2012

A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus

Nossa doutrina católica afirma: “Denominada nos Evangelhos” a Mãe de Jesus’ (Jo 2,1; 19,25), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento de seu Filho, como ‘a Mãe de meu Senhor’ (Lc 1, 43). Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus [Theotókos]” (CIgC, 495).

Durante todo o ciclo de Natal, a figura de Maria acompanha a caminhada do Povo de Deus. Neste tempo natalino, de modo particular, Maria evoca e revela o mistério de Cristo, mergulhando-nos n’Ele. A figura central é Jesus Cristo. Maria está intimamente unida a Ele como a mãe ao filho. É este justamente o mistério que Maria evoca: Ela acolhe a Palavra, concebe a Palavra, o Verbo de Deus, que se encarna no seu puríssimo seio por obra do Espírito Santo. Gesta-O em seu seio, alimenta-O com o seu sangue e O dá à luz. É a
grandeza da mãe. Acolhe a vida, alimenta-a e a dá aos homens como salvação. E, no caso de Maria, trata-se da própria Vida, o Verbo de Deus feito homem, para nossa salvação.

Que o carinho materno de Maria, Mãe de Deus e nossa, nos acompanhe a cada dia deste novo ano, ajudando-nos a sermos melhores discípulos e missionários de seu Filho. A todos os queridos diocesanos, os meus votos de um feliz e abençoado 2012.

Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano