Palavra do Pastor › 04/06/2012

Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

No dia 15 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebraremos ao Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Um dia para que cada fiel deposite no coração de Deus uma prece fervorosa pela santificação do sacerdote que cuida da sua comunidade.

Para este dia, o Cardeal Mauro Piacenza, Prefeito da Congregação para o Clero enviou uma Carta aos sacerdotes. Nesta, ele parte de uma expressão da Sagrada Escritura: “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”! (1Tm3, 3), dizendo que esta expressão mesmo sendo dirigida a todos os cristãos, refere-se de modo particular aos sacerdotes, que responderam não apenas ao convite de santificar-se, mas também de se tornarem ministros da santificação para os irmãos.

Ele diz aos sacerdotes: “este é o nosso magnífico destino: não podemos santificar-nos sem trabalhar pela santificação dos nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santificação dos nossos irmãos sem que primeiro tenhamos trabalhado e ainda trabalhemos em nossa própria santificação”.

O Beato João Paulo II, introduzindo a Igreja no novo milênio, nos recordava a normalidade deste ideal de perfeição, que deve ser oferecido desde o inicio a todos: “Preguntar a um catecúmeno: Queres receber o Batismo? significa ao mesmo tempo pedir-lhe: Queres fazer-te santo?” (NMI, 31).

Certamente, no dia da Ordenação Sacerdotal, esta mesma pergunta batismal ressoou no coração de cada sacerdote, solicitando ainda a ele a sua resposta pessoal; mas esta lhe foi feita, também, para que soubesse transmiti-la aos fiéis confiados ao seu pastoreio.

O Cardeal Piacenza recorda a Carta de João Paulo II aos Sacerdotes, por ocasião da Quinta-Feira Santa de 2002, que a certa altura dizia: “Devemos rezar a Deus para que, na sua providência, suscite nos corações um generoso ressurgimento daqueles ideais de total doação a Cristo que estão na base do ministério sacerdotal”.

Depois, o Cardeal chama a atenção para a Carta Apostólica Porta Fidei com a qual o Papa Bento XVI convocou o Ano da Fé. Este se coloca no quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962) e no vigésimo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica (11 de outubro de 1992). Além disso, para o mês de outubro de 2012, foi convocada a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema da Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã.

Diz o Cardeal: a nós será pedido, então, de trabalhar profundamente sobre cada um destes “capítulos”:

– sobre o Concílio Vaticano II, para que seja novamente acolhido como “grande graça de que beneficiou a Igreja no século XX”: “uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa”, “uma grande força para renovação sempre necessária da Igreja” (PF, 5);

– sobre o Catecismo da Igreja Católica, para que seja verdadeiramente acolhido e utilizado como “norma segura para o ensino da fé e, por isso, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial” (PF, 5);

– sobre a preparação do próximo Sínodo dos bispos, para que seja verdadeiramente “uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé” (PF, 5).

Por ora, como introdução de todo este trabalho, podemos meditar brevemente sobre esta indicação do Pontífice, para o qual tudo converge: “é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28, 19). Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé” (PF, 7).

E o Cardeal Piacenza termina a carta dizendo: “e os Sacerdotes, para servirem a Igreja e o mundo, precisam ser Santos”. Rezemos pela santificação de nossos sacerdotes.

Dom Moacir Silva