Notícias da Diocese › 21/12/2012

A Paróquia do Jardim Oriente

Nossa Senhora de Fátima é a nova paróquia da Diocese de São José dos Campos. Criada na reunião do Conselho Presbiteral, no dia 11 de setembro de 2012, a nova paróquia de nossa Diocese terá a instalação no dia 25 de janeiro de 2013, em missa solene às 19h30. Também nesta celebração, Dom Moacir Silva dá posse a seu primeiro pároco, o Padre Reinaldo Braga Ferreira, scj.

[dropcap]D[/dropcap]om Moacir Silva anunciou no dia 18 de setembro, a criação da 44ª paróquia da Diocese, durante a Reunião Geral do Clero. A nova paróquia será desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Industrial e também ficará sob os cuidados pastorais dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que também atuam na Nossa Senhora de Lourdes.

Conheça um pouco da nova paróquia

A história da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, do Jardim Oriente tem sua origem ligada à presença da colônia japonesa. A vinda dos primeiros japoneses ocorreu entre os anos 1950 e 1955, quando então as terras começaram a serem loteadas por Torataro Takitani e a consequente instalação da Fábrica da Kanebo do Brasil.

1976 – Começaram os encontros para a oração do terço em uma casa na Rua Saitama

1978 – Sob a orientação do Pe. Roque José Schmitt, iniciou a formação do primeiro grupo de jovens.
– A primeira missa foi celebrada na Rua Osaka, na casa da senhora Aparecida dos Prazeres.
– A partir de maio de 1978, as missas passam a acontecer sempre no terceiro domingo, às 10h.

1979 – Pe. Roque José Schmitt, pede às Irmãs Salesianas para iniciar a catequese nesta comunidade, os encontros aconteciam no “Salão das Freiras”, no final da Rua Nagano.

1980 – Evangelização da colônia japonesa. Padres japoneses, principalmente da Congregação do Verbo Divino e da Companhia de Jesus (Jesuítas), chegam para a formação cristã deste povo.

1986 – A pedra fundamental da primeira capela foi instalada no dia 10 de agosto de 1986, na missa do Dia dos Pais. 31 de agosto de 86, iniciada as obras da construção da igreja.

1989 – Em 13 de maio é inaugurada a capela com a celebração eucarística e a bênção presidida por Dom Eusébio Oscar Scheid.

1996 – Introduzida a missa em japonês, no quarto domingo de cada mês, às 15h.

2002 – Com o crescimento da comunidade, a capela ficou pequena, fazendo-se necessária a sua ampliação. Foi adquirido o terreno que fazia fundos com a capela. No mês de julho de 2002, a antiga capela foi demolida e o terreno preparado para a obra. Em setembro do corrente ano, iniciou-se a construção da nova capela, que hoje se encontra em fase de acabamentos. A primeira missa realizada na capela em construção aconteceu no dia 24 de dezembro de 2002, presidida pelo Padre Edson.

A Paróquia hoje

A nova paróquia engloba os bairros, Jardim Anhembi, onde está a Capela Nossa Senhora Aparecida, Jardim América, a Capela Sagrado Coração de Jesus, Jardim Paraíso, Jardim Oriental, Jardim Oriente, Jardim do Céu, Jardim Terras do Sul, Jardim Sul, Conjunto Residencial Sol Nascente e parcela do bairro Rosário, tendo assim uma população estimada de 25 mil habitantes.

Com uma vida pastoral muito ativa, a nova paróquia conta hoje com as seguintes pastorais: Pastoral da Acolhida, Apostolado da Oração, Pastoral Catequética, Coroinhas, Pastoral da Criança, Pastoral da Crisma, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Legião de Maria I e II, Pastoral Litúrgica, Apostolado da Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Comunhão, Movimento Sacerdotal Mariano, dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica, sendo um o Grupo JUPCRIS, grupo de jovens, Sociedade São Vicente de Paulo com cinco conferências em seu conselho particular, Vigília das Mães, Setor Missionário, Pastoral Vocacional, Pastoral da Saúde, Grupo de Mães – artesanato, Equipe de suporte de Recursos Áudio Visuais (Datashow e som), além é claro dos Conselhos de Pastoral da Comunidade – CPC e Administrativo Econômico da Comunidade – CAEC. Dentre as atividades pastorais o atendimento na catequese atinge 599 crianças e adolescentes, 140 crismandos.

[box_light]

Horário de Missas
1ª sexta-feira do mês – 07h00
Quintas-feiras – 19h30