Notícias da Diocese › 18/09/2012

Criada a 44ª paróquia da Diocese

Dom Moacir Silva anunciou no dia 18 de setembro, a criação da 44ª paróquia da Diocese, durante a Reunião Geral do Clero.

Foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Oriente, em São José dos Campos. A nova paróquia será desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Parque Industrial e também ficará sob os cuidados pastorais dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que também atuam na Nossa Senhora de Lourdes. A instalação da paróquia ainda não foi marcada.

História da Comunidade

Conforme relato de Dona Aparecida dos Prazeres (Dona Cida), no ano de 1976, reuniam-se em uma casa na R. Saitama para rezarem o terço. Depois a pessoa mudou de residência e passaram a se reunir em sua casa na R. Osaka. Em 1978, os jovens chegaram e pediram para formar um grupo, foram orientados a procurar a Paróquia para obterem informações.

Tudo começou com a vinda do Padre Roque Schmidt em sua casa. Passaram a se reunir nas casas, faziam encontros, a exemplo dos Setores Missionários de hoje, que na época chamavam de Cultos. A comunidade começava a se formar, porem, ainda sem nome. Neste mesmo ano, foram celebradas as primeiras missas na casa da Dona Cida, presidida pelo Padre Roque Schmidt. Em 1979, o Padre Schmidt convidou as freiras Salesianas, lideradas pela irmã Brasiliana, para trabalhar na comunidade e iniciar a catequese em um salão no final da R. Nagano, onde também eram celebradas as missas.

O nome Nossa Senhora de Fátima foi escolhido após votação entre os membros que lideravam a comunidade na época. Segundo Dona Cida, dois eram os nomes preferidos: Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis. Na década de 80, foi adquirido o terreno para construção da sede da comunidade, em agosto de 1986, foi lançada a pedra fundamental em uma missa presidida pelo Padre Farias e iniciada a construção da capela.

Em 1993 iniciou a construção da Sede Social da Comunidade, (salas, auditório, cozinha e salão), concluída em 1995. Com o crescimento da comunidade, a capela ficou pequena, fazendo-se necessária a sua ampliação. Foi adquirido o terreno que fazia fundos com a capela. No mês de julho de 2002, a antiga capela foi demolida e o terreno preparado para a obra. Em setembro do corrente ano, iniciou-se a construção da nova capela.

A primeira missa realizada na capela em construção aconteceu no dia 24 de dezembro de 2002, presidida pelo Padre Edson.

Com informações dos site da
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes | www.paroquiadelourdes.org.br