Notícias da Diocese › 07/05/2012

Paróquia de Sant’Ana reabre Museu de Monsenhor Luiz Cavalheiro

Conhecido por sua personalidade forte e marcante, Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro deixou um grande legado não só na Paróquia de Sant’Ana, mas em toda cidade de São José dos Campos. Durante mais de 30 anos, Monsenhor Luiz esteve a frente daquela comunidade, conduzindo seu povo com muito zelo. Sua vida e missão sacerdotal foi tão intensa, que sua memória, que se mistura com a história da paróquia, mereceu ser preservada. Em 1998, Ir. Maria da Penha Aguiar e Silva (FCIM), Aracy de Paula, Marina de Oliveira e outras pessoas da comunidade iniciaram a formação do acervo do Museu de Monsenhor Luiz, inaugurado em 25 de julho daquele ano, quando Pe. Sebastião Cesar Barbosa era o pároco de Sant’Ana.

Fechado por um período, a reorganização do acervo do Museu, foi retomada em 2011, por iniciativa do então pároco Pe. Antonio da Silva França. Livros e documentos do acervo passaram por higienização com a ajuda da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. No dia 8 de abril, o Museu foi reinaugurado, tendo o Pe. Luiz Alberto Conde (Betão) como pároco. “É uma experiência muito rica organizar um museu, principalmente para quem conheceu e viveu um período da época de Monsenhor Luiz que sempre foi muito exigente, ele era o grande pai da Comunidade. Todos que a ele se dirigiam eram consolados e orientados pelas suas orações e palavras de fé,” conta Ana Maria Santos Sousa, paroquiana que ajudou a reorganizar o acervo.

O Museu – voltado à preservação, memória, exposição de objetos e fotos que testemunharam a caminhada sacerdotal e vida pessoal de Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, o acervo é composto por imagens sacras, vestimentas litúrgicas, relíquias, pratarias, objetos pessoais e cinematográficos da época, livros de atas de reuniões das diversas pastorais, guardando assim a história da Paróquia com todos os cuidados necessários.

Atualmente, o museu está com uma exposição abrangendo algumas peças que marcaram o período, que serão mudadas após algum tempo; também foi feita a galeria de párocos e bispos diocesanos.

As instalações do Museu Monsenhor Luiz ocupam a antiga sala da Secretaria Paroquial, situada na Rua Manoel Priante, 36 – Santana (ao lado do Salão Paroquial). O Museu está aberto para visitas todas as segundas e quartas-feiras das 9h às 12h, sendo que as visitas em grupo fora dos dias de funcionamento deverão ser agendadas previamente, pois sem o agendamento, os grupos estarão sujeitos à impossibilidade de visitas. O telefone para contato é: 3923-5541.

Tags:

1 Comentário para “Paróquia de Sant’Ana reabre Museu de Monsenhor Luiz Cavalheiro”

1. Aparecida Carlos da silva disse:

Estou feliz em saber que o museu dedicado à vida e obra do Monsenhor Luiz tenha reaberto. É sempre bom saber que pessoas como este querido e saudoso Monsenhor não sejam esquecidas e suas obras continuem incentivando outras pessoas. Parabéns aos que trabalharam para que isto tenha sido realizado.