Encontro Mundial das Famílias – A Família, o trabalho e a festa

Da Redação | JE,
com informações
 CN Notícias

Com o tema: “A Família, o trabalho e a festa” acontecerá em Milão, na Itália entre os dias 30 de Maio a 3 de junho o VII Encontro Mundial das Famílias com o Papa.

Os organizadores esperam que 50 mil pessoas passem pelos mais de 100 stands na Feira Internacional e para ajudar, 5 mil pessoas se colocaram à disposição como voluntárias.

Famílias de 90 países estão inscritas e 50 mil euros foram arrecadados para o Fundo de Acolhimento às Famílias do Mundo, cerca de 130 mil reais.

Segundo o Arcebispo de Milão, o site oficial www.family2012.com recebeu 633.639 visitas, entre os visitantes mais presentes estão os italianos, espanhóis, franceses, mexicanos, americanos, argentinos, portugueses, suíços, alemães e, claro, os brasileiros.

A família: o trabalho e a festa

O Presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, Cardeal Ennio Antonelli, explica que o título deste 7º encontro – “A família: o trabalho e a festa” – liga três aspectos fundamentais da vida cotidiana de todo homem – a família, o trabalho e o repouso ou a festa.

“Assim, este 7º encontro soube interpretar a validade permanente dessas questões num peculiar momento histórico”, salienta Dom Antonelli.

União entre um homem e uma mulher

A Igreja católica defende a formação da família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, uma união aberta à vida, que apesar de todos os acontecimentos históricos, continua sendo a principal via para a geração e crescimento de uma pessoa.

“Desta forma, a criança, assegurada pelo amor do pai e da mãe, desde os primeiros passos, vislumbra o futuro, como prometido”, destaca o Presidente do Pontifício Conselho para as Famílias.

Indulgência Plenária

O Papa Bento XVI concede a indulgência plenária aos católicos em qualquer lugar do mundo que rezem em família e cumpram alguns requisitos adicionais, por motivo do Encontro Mundial das Famílias que será realizado de 30 de maio a 3 de junho em Milão (Itália).

A indulgência plenária poderá ser obtida por aqueles que, sem estar em Milão, unam-se espiritualmente aos fiéis nessa cidade italiana e rezem, em família, as orações Pai Nosso e o Credo, além de “outras devotas orações”, especialmente quando forem transmitidas por rádio ou televisão as palavras do Papa no evento. Isto deve ir acompanhado das habituais condições gerais: confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa.

Dom Damasceno participa do encontro

O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, representará nosso país na delegação oficial.

Vários bispos também estão se preparando para o evento. Caravanas estão sendo organizadas em várias partes do Brasil, nos diversos regionais e dioceses.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pU9o4Z4ov4M&feature=player_embedded[/youtube]