Jornal Expressão › 08/04/2019

Jornal Expressão – Abril 2019

Recriados na Ressurreição

A jornada quaresmal vivida cada ano conduz para a existência pascal em Cristo. Seguindo os passos do Redentor, adentra-se nos desertos e tribulações da vida e, com Ele, passa-se de situações de morte para situações de vida, fazendo florescer até mesmo no ermo as sementes da nova criação, moldadas no amor, na justiça e na paz.

Esta edição do Jornal Expressão (JE) contribui para a conscientização dos cristãos acerca da nova vida que devem assumir no Ressuscitado. Neste sentido Dom Cesar reflete, na Palavra do Pastor, sobre o Tempo Quaresmal e dá indicativos para a celebração frutuosa da Semana Santa, tempo de conversão e revigoramento de nosso ser. Por sua vez, Padre João Alves, em entrevista, aborda significados, símbolos e sugestões para o aprofundamento deste tempo.

Jesus Ressuscitado é fonte de uma nova criação. No seu seguimento, o ser humano é chamado a cuidar da criação, Casa Comum e morada de irmãos. Neste contexto fala-se da participação da Comissão Socioambiental da Diocese no Seminário Laudato Si, em Roma, e no Café Sociológico, eventos que preparam para o Sínodo sobre a Amazônia, quando a Igreja refletirá a evangelização neste território tão importante e, às vezes, tão esquecido. O mesmo assunto é também refletido no artigo das CEBs. Na linha do cuidado socioambiental comenta-se ainda a iniciativa popular Óleo Vale, que pede a colaboração de todos para avançar.

Consciente de que os jovens refletem a alegria do Senhor Ressuscitado a Diocese realizou a Assembleia da Juventude e encontros vocacionais, a fim de despertar neles valores de vida e entusiasmo, sobretudo em momentos difíceis, como no ocorrido na Escola, em Suzano, também refletido nesta edição.

A partir da experiência da Ressurreição, deve-se comunicar ao mundo o Cristo Vivo e vivente em cada pessoa. Assim sendo, Pe. Fabiano, missionário de nossa Diocese na Amazônia, dá um depoimento sobre os 25 anos do Projeto Missionário “Sul 1 – Norte 1”. A fim de aprimorar seu trabalho catequético a Paróquia São Francisco de Assis participou do Simpósio Paulus de Iniciação à Vida Cristã enquanto as paróquias Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, do Galo Branco, estiveram no Congresso de Secretários Paroquiais (CONASPAR), aperfeiçoando a preparação do atendimento em suas respectivas secretarias.

O JE deste mês traz ainda um artigo sobre Saúde e Fé, noticia o Encontro Sociopolítico que aconteceu na Região Pastoral São Paulo Apóstolo e a programação das paróquias São José Operário, da Vila Paiva e de Jacareí, que celebram seu padroeiro.

A vivência do tempo quaresmal e da Semana Santa leve todos a uma profunda experiência do Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo que ao morrer e ressuscitar, recria a humanidade para um novo existir que deve resultar em novas atitudes e compromissos com a vida, com a Igreja, com os irmãos e a com a vontade de Deus, alicerce de todo viver.

Boa leitura!

(Editorial Jornal Expressão – Abril 2019 – Escrito por Gustavo Rigueira)

JE Abril 2019