Notícias da Diocese › 01/11/2022

XXVI Encontro de Formação e de Convivência Ecumênica do Regional Sul 1 da CNBB

O ano de 2022 foi especial para a Comissão Diocesana do Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. Após o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, retornaram com os encontros anuais do Regional Sul 1 da CNBB sob a responsabilidade de Cônego José Bizon. Este ano foi o XXVI Encontro, com o tema “Tempo de reconstruir e caminhar juntos”, cf. Ecl 3, 1-8.

Durante os dias 23 e 25 de setembro de 2022, oraram, refletiram sobre passagens da Sagrada Escritura bem como sobre os desafios e perspectivas do diálogo ecumênico em diversos contextos. Estiveram presentes metodistas, presbiterianos e católicos. Houve uma mesa redonda sobre a sinodalidade na perspectiva ecumênica. A sinodalidade na perspectiva católica foi apresentada por Pe. Sebastião Cesar Barbosa, assessor diocesano do ecumenismo de nossa diocese.

Marcadamente, também reafirmaram o compromisso com o resgate do propósito maior: fazer a vontade de Jesus Cristo, imitando-o nas relações e práticas cotidianas, com a cultura do encontro, com o diálogo e com o respeito pelos nossos irmãos cristãos de outras denominações. Esses compromissos são possíveis de serem realizados mediante a uma fé madura, segura e alinhada aos ensinamentos de nossa Igreja.

As palavras que devem virar ação concreta são: autoconsciência, propósito, determinação e coragem para a retomada das visitas fraternas entre irmãos cristãos; o café ecumênico; a divulgação do ecumenismo nas paróquias e dioceses, a formação contínua e a maior participação de bispos e presbíteros nas atividades ecumênicas.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, por meio do Documento da Igreja nº 65, “O Bispo e a Unidade dos Cristãos: Vademecum Ecumênico”, recorda que a busca da unidade é intrínseca à natureza da Igreja: Creio na Igreja Una, que a unidade dos cristãos compromete a todos na Igreja, em resposta à vontade de Jesus e que o Bispo é “princípio visível” da unidade, sob a guia do Espírito Santo, “princípio invisível” e “artífice” da comunhão.