Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 21/08/2012

Vocação para os Ministérios e Serviços na Comunidade e Sociedade

Pelo batismo, os(as) leigos(as) “são incorporados a Cristo, e com isso formam o povo de Deus e participam das funções de Jesus: sacerdote, profeta e rei” (cf. Documento de Aparecida, 209); por isto, tem como missão principal transformar o mundo.

Na comunidade eclesial e na sociedade, os(as) leigos(as) contribuem para a vivência e o anúncio do Evangelho e do Reino de Deus. Na comunidade eclesial, realizam várias atividades, por exemplo: Catequistas, Ministros da Palavra e da Eucaristia, serviço aos pobres e doentes. Na comunidade social, desempenham um fundamental papel no mundo, e, nos diversos campos de trabalho, da cultura, das ciências, da política, da economia, da educação etc., exercem sua ação evangelizadora, testemunhando e irradiando sua fé.

Portanto, os(as) leigos(as) devem, pela Palavra, crescer evangelizando (Mt 5,18-20), anunciando e amando a Deus como Pai e a Jesus como irmão, amigo e libertador (Jo 15,12-17) e convivendo na comunidade pelo serviço e testemunho da fé, com a finalidade de transformar o mundo numa sociedade justa e fraterna que permanece em militância pelo amor (Jo 8,12; Pd 2,21). Sendo, enfim, “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14; Mt 13,33).

Assim, cada cristão deve assumir a responsabilidade de discernir qual é a vocação, à qual Deus o chama, e nós, como Igreja, temos a responsabilidade de ajudar nesse discernimento. Por isto a Pastoral Vocacional motiva e acompanha nossos irmãos no caminho do discernimento da vontade de Deus e de uma resposta profunda de amor. Para oferecer essa colaboração, a Pastoral Vocacional promove vários encontros. Procure a Pastoral Vocacional de sua paróquia, pois com certeza ela irá ajudá-lo a  responder a pergunta vocacional que todos nós devemos nos fazer: “Senhor, o que queres que eu faça?”.

Amilton Gonçalves Cruz
Pastoral Vocacional

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.