Notícias da Diocese › 17/03/2018

Vigília das Mães se reúne em primeiro encontro diocesano do ano

No último sábado, 10, um grupo de aproximadamente 60 mães se reuniu no Salão da Catedral São Dimas para a Assembleia das Mães.
O encontro é o primeiro evento diocesano do movimento Vigília das Mães, que já existe há quase 40 anos na Diocese.
O tema proposto para reflexão foi “Mansidão” e foi conduzindo por Cecília Azevedo Castro César, filha da fundadora da Vigília das Mães.
Ao longo da palestra, as mães tiveram momentos para troca de experiências e reflexão sob a questão “onde posso ser mais mansa em minhas atitudes?”.

Ao final, teve um momento de confraternização entre os grupos presentes. Ao todo, na Diocese, são 40 grupos que se reúnem semanalmente para rezar pelos filhos e pelas famílias.

Teresa Correia é coordenadora diocesana e conheceu o movimento depois de ter vivido um momento muito delicado em sua vida, que foi cuidar da saúde debilitada do sogro. E passando pela Catedral São Dimas percebeu um grupo de mulheres reunidas em oração. “Fiquei encantada pelas orações, em vê-las rezar pelos filhos, não só pelos nossos, mas por todos os filhos,” lembra Teresa que participa há 32 anos da Vigília e sente não ter chegado antes ao grupo.

Alessandra Souza é mãe de 2 filhos e é uma das responsáveis por reativar o grupo na paróquia da qual participa. “Estou na Vigília há 4 anos e o que me levou foi a necessidade de fazer alguma coisa pelos jovens, pela família, pelos filhos”.

Cecilia, filha mais nova da Dona Lourdes lembra fielmente da aflição que a mãe sentia vendo o sofrimento da família, e encontrava saída na oração, bagagem que deu alicerce para a perpetuidade do movimento até hoje. “Me lembro de todo sofrimento que passávamos na família. Minha mãe ajoelhava no chão e rezava para que os filhos compreendessem aquele momento que estávamos vivendo”, lembra a filha da fundadora.

Quem também participou da Assembleia foi Andrea, da Paróquia Santa Luzia. “É uma bênção estar nesse grupo, só recebemos graça. Cada dia, cada encontro é uma transformação na vida da gente. Quem puder participar na sua paróquia eu digo que vale a pena”, recomenda a mãe.

Sobre a Vigília das Mães:
O grupo Vigília das Mães foi criado na Diocese de São José dos Campos em 1981, por D Lourdes de Almeida Azevedo Castro. Mãe de 3 (três) filhos, mulher de uma fé extraordinária que tinha um relacionamento muito forte com Deus. Suas orações pelos filhos os encaminhou na fé. Faleceu em 2003 de uma forma trágica, deixando um legado que ainda hoje é vivido em toda a Diocese.

O Movimento da Vigília das Mães tem como razão principal a oração pelos filhos e a reflexão da vida à luz do Evangelho.

A história é pequena, como pequenas são as mães diante de tão grande missão.

Quem verdadeiramente encontrou Cristo não pode retê-lo para si; deve anunciá-lo. Foi o que fez Dona Lourdes. Após viver uma forte experiência de Deus, pensou que outras mães poderiam aproveitar este tesouro.

Orientada por Frei Antônio Venturoli, servo de Maria, fez o esboço das orações que as mães deveriam rezar, umas compostas por ela, outras retiradas de manuais de devoção. Essas orações são rezadas até hoje em todos os grupos da Vigília das Mães pela Diocese.

O primeiro grupo de Vigília das Mães começou em fevereiro de 1981, na Capela Nossa Senhora das Graças na Vila Maria; a seguir no Santuário de São Judas Tadeu, no Jardim Paulista e assim foram surgindo os grupos com grande entusiasmo.

Este movimento nasceu juntamente com nossa Diocese de São José dos Campos, portanto, há 37 anos (2018).

Muitos foram os testemunho de suas mães que alimentadas pelo Pão da Palavra, pela Eucaristia e a perseverança no grupo da Vigília das Mães tornaram-se ponto de equilíbrio dentro e fora deles.

O grupo tem como alicerce espiritual é o Evangelho e o Senhor Crucificado. Olhando Jesus na cruz recebemos toda força, toda luz, toda alegria de que precisamos para os combates da vida.

São quatro os momentos fortes da Vigília das Mães na Diocese onde se encontram todas as mães. São eles:

• Assembleia das Mães – Catedral São Dimas
  • Tarde de Louvor – cada ano realizado em uma Paróquia dadiocese
  • Rosário das Mães – Catedral São Dimas (próximo ao dia de Santa Mônica)
  • Caminhada das Mães – saindo da Catedral rumo à Capela Nossa Senhora das Graças, Vila Maria – próximo ao dia de Nossa Senhora das Graças.

A Vigília das Mães conta com 28 grupos em São José dos Campos e 12 grupos em Jacareí (atualizado em 22/02/18).

Coordenadora Diocesana: Teresa Correia.

Reunião com as coordenadoras diocesanas: toda última quinta feira do mês, às 14h30, na Catedral São Dimas.

2 Comentários para “Vigília das Mães se reúne em primeiro encontro diocesano do ano”

1. Trabalho com Dom Nelson Westrupp, scj, em Santo André-SP.
    Quando Dom Nelson era o Bispo de São José dos Campos, eu já trabalhava com ele. Conheci bem o precioso Movimento da Vigília das Mães. Preciso muito entrar em contato com a coordenadora Teresa Correia. Como faço para conseguir o contato com ela.
    Meu contato de Wat Zap é: (11) 97369-5007
    Desde já, agradeço a atenção.
    Maurinéa Aparecida dos Santos – Secretária de Dom Nelson