Comissão em Defesa da Vida

Rosemary dos Santos de Faria Cardoso
E-mail: rosefcardoso@yahoo.com.br defesadavida@diocesesjc.org.br

O QUE SOMOS

A Comissão em Defesa da Vida, da Diocese de São José dos Campos, é um movimento nascido no seio da Igreja Católica e formado por leigos voluntários que se propõe a defender a vida em todas as suas instâncias, desde o início até seu fim natural.

COMO COMEÇOU

Já no Concílio Vaticano II houve uma grande preocupação com os múltiplos crimes e atentados contra a vida humana. Com as perspectivas abertas pelo progresso científico e tecnológico e o aumento das formas de atentados à dignidade do ser humano, foi solicitado ao Papa, no Consistório Extraordinário dos Cardeais, realizado em Roma, em 1991, que reafirmasse, com sua autoridade, o valor da vida humana e sua inviolabilidade. Nasceu, então, o que seria o embrião da Carta Encíclica Evangelium Vitae, que veio a ser publicada em 25 de março de 1995. Atendendo a esse apelo, algumas Dioceses passaram a formar comissões em Defesa da Vida.

Em nossa Diocese, a Comissão Diocesana em Defesa da Vida (CDDV) foi instituída em 17 de março de 1997, pelo bispo Dom Nelson Westrupp, pelo diácono Djalma Celidônio Melo, chanceler da Cúria Diocesana e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos e advogados, entre outros profissionais, para dar suporte aos atendimentos e ministrar palestras.

Em 14 de Junho de 2006, na residência episcopal, a nova estrutura da comissão foi apresentada ao Bispo Dom Moacir Silva, composta por um diretor espiritual – Pe. Rinaldo Roberto Rezende, um casal coordenador, um casal vice coordenador e casais coordenadores para cada região pastoral. Com uma nova proposta capaz de realizar um trabalho de base, de acordo com a realidade de cada região, caminhando à luz do evangelho, em comunhão com a Igreja e junto a Pastoral Familiar.

VISÃO

Ser um movimento evangelizador presente na sociedade a serviço da valorização da vida e da dignidade da pessoa humana.

MISSÃO

Oferecer atendimento direcionado e humanizado à gestação em risco social ou com problemas através de acolhimento, orientação e apoio para a superação dos conflitos de uma gravidez indesejada. Capacitar agentes para um adequado atendimento a gestante em crise através de metodologias específicas. Atuar sistematicamente na prevenção da gravidez indesejada.

VALORES

A vida humana, desde a concepção até seu fim natural.

ATIVIDADES

✓ Formação através de palestras nas pastorais, movimentos e associações
✓ Intervenção nos casos de risco de aborto
✓ Intervenção, junto às esferas governamentais, nas decisões que dizem respeito à vida humana
✓ Intervenção, junto aos meios de comunicação, expressando a aprovação ou não nos temas que se referem à dignidade da vida humana.

Folder sobre a Comissão em Defesa da Vida