Notícias da Diocese › 02/05/2024

Setor juventude promove a 1ª Copa de Futsal da Juventude diocesana

Conta-se que em determinada ocasião, enquanto algumas crianças jogavam futebol, São João Bosco, que estava à beira do campo, teria perguntado a alguns deles: “Se você soubesse que daqui a meia hora você fosse morrer, o que faria?”. São Domingos Sávio, uma daquelas crianças, respondeu-lhe, com espontaneidade: “Eu continuaria jogando!”. Ensina-nos essa história que a nossa relação com Deus não deve ser improvisada nem fingida, mas vivenciada a cada momento, na alegria que brota em nós ao sabermos que somos amados por Ele.

Animados por este princípio, o Setor Juventude realizará a primeira fase da Copa de Futsal da Juventude Diocesana, nos dias 5 e 19 de maio, a partir das 7h30, no Colégio Poliedro, no Jardim das Colinas, em São José dos Campos. Desde o lançamento do projeto junto às lideranças jovens da Diocese, percebeu-se com entusiasmo a grande aceitação por parte dos interessados, manifesta em diversas ocasiões. Os números são animadores, uma vez que, das 46 paróquias que formam a Diocese nas suas seis cidades, 36 inscreveram ao menos uma equipe, totalizando quase 700 adolescentes e jovens inscritos. O campeonato conta com três categorias: adolescente masculino, de 10 a 15 anos, juvenil masculino, de 16 a 25 anos; feminino, de 15 a 25 anos.

O evento intenta promover, através da prática do futsal, a interação e a convivência fraterna das juventudes presentes nas paróquias da diocese de São José dos Campos. Conforme “Dar o melhor de si“, documento publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 2018, “embora não exista um esporte cristão, é plenamente legítima uma visão cristã sobre o esporte”. Tal visão, por propor valores sólidos, como a solidariedade, uma visão integral sobre o ser humano e a abertura ao outro e ao diferente, é útil não só para os cristãos, mas para toda a sociedade. Conforme o papa Francisco, “numa cultura dominada pelo individualismo e pelo descarte das gerações mais jovens e dos mais idosos, o esporte é um âmbito privilegiado em torno do qual as pessoas se encontram sem distinção de raça, sexo, religião ou ideologia”.

Após o término da fase de grupos, serão divulgadas as datas e locais das eliminatórias. A final do campeonato acontecerá no dia 18 de agosto, no Vocation Day. Mais informações nas redes sociais do Setor Juventude: @setorjuventude.sjc.