Artigos › 14/10/2019

Ser humano, um projeto!

Somos admiradores de Jesus! Sua vida, seu exemplo, seu testemunho, suas histórias, suas ações, enfim, sua passagem por este mundo revelou o homem a si mesmo.

Nossa fé não é composta de raciocínios; vai para além deles, mas podemos dizer que é algo razoável. Ou seja, é algo lógico, compreensível, que tem razão de ser, que dá sinais, que muda interiormente uma vida e se reflete na vida da sociedade.

Na verdade, temos que passar de admiradores a enamorados por Jesus e por sua mensagem, por sua proposta de vida e de doação de si ao mundo. Os que fizeram isso, no decorrer da história, fizeram verdadeiramente história.

Hoje temos seus nomes como nomes de lugares marcantes para o mundo inteiro: São Paulo, São Francisco, Santa Maria, São Luís… Uma lista infindável de seguidores conhecidos e anônimos, que, pelo testemunho cristão, não simplesmente passaram pela história, mas viveram plenamente cada instante e se fizeram dons, presentes para a humanidade.

Em síntese, qual é esta proposta de vida? Uma proposta de amor e de serviço. Quem não descobre que a vida é amar e servir, ainda vive o pré-humano, não entendeu o que é ser gente.

Infelizmente, vemos muitos sinais de pré-humanidade no mundo atual.  A polarização que nos leva a divergências políticas, religiosas, sociais, econômicas… tem trazido em si uma intolerância assustadora. Temos a impressão de que cada um tem construído a sua verdade. A verdade nos preexiste!  É preciso persegui-la, buscá-la com sede de alma e coração aberto. Não fomos chamados à existência para cada um pensar em si e viver para si.

Somos uma sociedade marcada por valores cristãos. O valor maior é a Vida! O mandamento maior que seguimos é o Amor.  Como temos vivido isso?

Hoje, vejo famílias que se dividem internamente, grupos de amigos que se desfazem por ideologias, comunidades que se esfacelam por divergências de pensamentos… Estamos no caminho certo? Pior quando isso é feito em nome da fé, ou das religiões…

Insisto, vivemos a humanidade da qual Jesus é o Modelo, o Protótipo, ou estamos criando um homem e mesmo um “deus” à nossa imagem e semelhança? Estamos na pré-humanidade, ou na humanidade que cria possibilidade de mundo novo pelo amor e pelo serviço?

Um modelo de sociedade que alimenta a violência não parece ser o caminho do humano. Uma humanidade sem diálogo e sem tolerância, sem busca de unidade e sem comunhão não parece ser a estrada que desemboca na paz.

Alguém já pode estar pensando: é um sonhador quem nos escreve?

Ninguém sonhou mais alto que Jesus.

É utopia? Pensar numa humanidade nova é ilusão, puro desejo irrealizável?

Parece que o problema está justamente aí. Paramos de sonhar, os desejos ficaram muito imediatos. É preciso ir além.  É necessário sonhar de novo e sonhar juntos. Um pouco de ilusão não faz mal a ninguém. Deixar de desejar é morrer.

Vivamos o sonho de construir a humanidade querida por Deus, sonhada por Jesus. Não preguemos, em Nome Dele, o que Ele nunca pensou, jamais falou.

É hora de retomar o caminho das bem-aventuranças do Evangelho e deixar a Lei inscrita no coração nos revelar o melhor do humano.

Pe. Rinaldo Roberto de Rezende
Paróquia da Paróquia de Sant’Ana, em São José