Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 28/05/2022

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022

 

Comunidades católicas do Brasil se preparam, com outras Igrejas cristãs, para a celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2022, de 29 de maio a 5 de junho. Organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, a SOUC deste ano tem o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus.

.

.

.

.

Amizade: primeiro passo para o diálogo ecumênico

Na diocese de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, cinco celebrações, que envolverão oito regiões pastorais e diferentes Igrejas que participam da caminhada ecumênica local, marcarão a SOUC 2022. A Celebração de Abertura será na Igreja de Nossa Senhora das Graças, dia 30 de maio, às 19h30, e contará com pregação do bispo diocesano, dom José Valmor Cesar Teixeira, e do reverendo, Reinaldo de Souza, representante da Igreja Anglicana Família. A celebração tem o mesmo tema da SOUC 2022.

Confira aqui a programação.

O assessor da Comissão Diocesana do Diálogo Ecumênico da diocese de São José dos Campos, padre Sebastião Cesar Barbosa, conta que a caminhada ecumênica na diocese se fortaleceu a partir da celebração, em 2000, do Grande Jubileu na Igreja Católica. Segundo ele, a aproximação ecumênica na diocese se dá entre a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e a Igreja Anglicana Família, pertencente à diocese de João Pessoa (PB).

De lá para cá, o grupo lançou a Cartilha Ecumênica, escrita em conjunto pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e o CONIC, promoveu uma grande celebração que marcou os 500 anos da reforma protestante, um momento de Oração na Câmara Municipal baseada nos cantos da tradição da Igreja Cristã e um ato para marcar os 20 anos da Declaração Conjunta entre Católicos e Luteranos sobre a Doutrina da Justificação.

De acordo com o padre, atividades como a Semana de Oração pela Unidade Cristã são importantes para dar mais visibilidade à promoção do ecumenismo na Igreja Católica fazendo que ele não seja um tema periférico e fique apenas nas discussões dos líderes das Igrejas mas chegue às bases e na vida das comunidades. A caminhada ecumênica, segundo ele, precisa começar aprofundando a amizade entre as diferentes Igrejas tendo em vista o diálogo.

“Precisamos tornar mais clara a proposta ecumênica da Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II. Já se passaram mais de 50 anos do Concílio Vaticano II e o tema do ecumenismo ainda encontra muitas resistências entre lideranças católicas do país”, disse.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.