Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 02/04/2012

Salvos pela cruz de Cristo

Pe. Edinei Evaldo Batista | Editorial JE – Abril 2012

A cruz de Cristo é o grande sinal da salvação que Deus nos oferece: contradição humana, sabedoria divina, mas sempre mistério. Nela Deus diz quem é, o que pensa e o que quer. Diz também quem somos e o quanto valemos para Ele. É por esta razão que no centro de nossa fé e no coração de nossa vida litúrgica está o Cristo crucificado em quem Deus se dá totalmente por nós e em quem ele nos acolhe, transformando nossa miséria em glória.

Nos próximos dias nosso olhar estará voltado mais uma vez para a cruz de Cristo, na realização das Escrituras que anunciam que no olhar de fé para aquele que foi transpassado, somos curados de nossas misérias, pois nele reconhecemos Aquele que é e que atrai todos a si. A centralidade da cruz de Cristo para nós cristãos católicos não revela uma atitude interna que encontra prazer em ver alguém sofrendo, mas a fé que encontra solidariedade, paz e salvação no sofrimento de alguém que amou-nos até o fim e até o seu próprio fim. Por certo, não somos capazes de compreender a cruz: nem a de Cristo e muito menos a nossa. No máximo podemos nos aproximar do seu significado mediante os efeitos de seus benefícios. Porque humilhado até a morte de cruz, Cristo Jesus foi exaltado. Porque humilhados em nossas cruzes, Deus nos regenera com uma nova identidade. Embora entregue nas mãos dos homens, Jesus não foi abandonado pelo Pai. Mesmo que atribulados por todos os lados, nada nos pode separar do amor de Deus. E, no entanto, a cruz permanece um mistério, que só não é maior porque revela o amor infinito de Deus, que sem precisar a escolhe e sem merecer a abraça.

A cruz de Cristo nos faz conhecer um Deus diferente: não é como os ídolos que se alimentam do sangue de seus súditos, mas é como a verdadeira mãe que dá seu sangue pelo bem dos filhos. É essa cruz que abraça, transforma e sustenta as nossas cruzes, fazendo-nos capazes de vê-las também com um novo olhar. Quanto amor e quanta luz emanam da cruz de Cristo. Que a Semana Santa nos ajude a perceber tudo isso e acolher seu significado e efeitos para nossa vida.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.