Saiba como montar a Coroa do Advento
Com Shalom
A coroa é feita com ramos verdes, frequentemente, enfeitada com fitas coloridas e lugares para quatro velas.
O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, e também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa (cf. Diretório da Liturgia, 2015, NALC, No. 39).
No tempo do Advento, a Igreja Católica apresenta a “Coroa do Advento”. A coroa é feita com ramos verdes, frequentemente, enfeitada com fitas coloridas e lugares para quatro velas.
No primeiro domingo do Advento, uma vela é acesa recordando o profeta Isaías anunciando a salvação e a vinda do Messias por volta do ano 500 a.C. É uma luz pálida (amarela) porque a salvação é ainda distante.
No segundo domingo, outra vela é acesa recordando o precursor de Jesus, São João Batista, testemunhando que a chegada do Salvador está próxima. A celebração faz memória do martírio de São João Batista.
No terceiro domingo, uma vela rosa é colocada na Coroa, indicando Maria, a bem-aventurada, trazendo o próprio Salvador e a alegria da salvação.
No quarto domingo, mais uma vela é colocada na Coroa, indicando Jesus, trazendo a alegria da salvação. “Verde da árvore da vida, a árvore da cruz, broto da raiz de Jessé”.
Na missa do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma vela branca é colocada na Coroa um pouco mais alto do que as outras quatro velas indicando a chegada de Jesus, a luz do mundo.
Deus nasce no meio de nós, feito homem como nós. Traz consigo a plenitude da divindade. As quatro velas da Coroa do Natal retomam o costume judaico de celebrar a vida da luz na humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais.
Curiosidade sobre as cores das velas
No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando se celebra o Domingo Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor (roxa, rosa, branca e vermelha). Existem ainda algumas interpretações teológicas desse símbolo: as velas recordariam algumas manifestações de Cristo: 1- Encarnação, Jesus Histórico; 2- Jesus nos pobres e necessitados; 3- Jesus nos Sacramentos; 4- Parusia: segunda vinda de Jesus. Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo (Fonte: CNBB).
.
.
.
.
.
.
.
Que linda a explicação. Parabéns ao autor. Lendo o artigo, fechando os olhos e refletindo sobre o Tempo do Advento, retomei a minha infância, junto aos pais, hoje habitando a casa do Pai. Como eles se preparavam e nos preparavam, os filhos, para a Noite de Natal, com simplicidade e fé.
Que linda a explicação. Parabéns ao autor. Lendo o artigo, fechando os olhos e refletindo sobre o Tempo do Advento, retomei a minha infância, junto aos pais, hoje habitando a casa do Pai. Como eles se preparavam e nos preparavam, os filhos, para a Noite de Natal, com simplicidade e fé. Vem Senhor Jesus, vem nascer no meu coração e habitar o seio da minha família. Amém!