Artigos › 11/03/2013

Rumo à Semana Missionária

A Semana Missionária, momento especial para as paróquias de nossa Diocese, trata-se do período e das atividades que antecederão a Jornada Mundial da Juventude, como forma de preparar e viver este acontecimento em todas as comunidades do Brasil.

A nossa Diocese receberá 2 mil jovens peregrinos estrangeiros que serão distribuídos nas paróquias que se dispuseram acolhê-los, hospedando-os nas casas do povo. Será uma riqueza tanto para os jovens que vierem de fora e poderão conhecer nossa realidade, nossa cultura, nosso jeito de viver a mesma fé que eles também vivem.

Oxalá encontrem em nós estímulo para caminharem mais comprometidamente no seguimento de Jesus Cristo. Os nossos jovens também se enriquecerão, pois terão contato com o testemunho daqueles que vêm de longe trazendo sua experiência de Deus e de Igreja.

A Semana Missionária será ocasião de cruzar diferentes caminhos pelos quais passa a mesma e única fé que professamos. Será também uma excelente oportunidade para convocar toda a comunidade a unir-se no serviço e no compromisso com os jovens, sejam os peregrinos estrangeiros, sejam os da própria paróquia.

Para alcançar tudo isso, devemos realizar uma boa preparação a fim de que tudo seja bem feito e produza seus frutos na vida de todos. Um item fundamental desta semana será o acolhimento da comunidade aos jovens estrangeiros. Que as famílias de nossas paróquias não tenham medo de abrir as portas de sua casa para os peregrinos de outros países, facilitando assim o trabalho dos responsáveis pelo acolhimento. Não haja preocupação com o idioma, pois o carinho para com os jovens saberá encontrar modos de falar o que tiver de ser dito.

Que toda a comunidade seja generosa em dar sua contribuição para que os jovens façam um encontro pessoal com Jesus Cristo, nas celebrações, nas partilhas, na convivência, na alegria e na festa… Não somente eles ganharão com isso, mas todos os que com eles estiverem.

Que os nossos jovens sejam criativos para organizar as atividades dessa semana, contemplando os eixos ESPIRITUALIDADE, CULTURA e AÇÃO SOCIAL, e se beneficiem da sua alegria antecipadamente.

É importante que haja o envolvimento de todas as forças locais – jovens, adultos, pastorais, movimentos, congregações, novas comunidades – para que a Semana Missionária alcance seus objetivos e marque a vida de todos os jovens.

Rumo à Semana Missionária, mãos à obra.

Que ninguém fique de fora deste momento.

padre_edinei

Pe. Edinei Evaldo Batista