Artigos › 19/12/2017

Quem somos no presépio de Jesus?

O Natal está chegando. Vamos nos preparar para receber a chegada de Jesus.
Um dos mais belos símbolos desta época é o presépio. Vamos montar nosso próprio presépio sendo nós mesmos as figuras que o compõe. A estrela guiou os Reis Magos até Belém. Nós, na vida, devemos ser estrelas que iluminam o caminho dos que estão desorientados sem saber o rumo a seguir. Seja você essa estrela que guia as pessoas animando-as e aconselhando-as no caminho. Podemos ser também os Reis Magos, que percorreram uma grande distância e, finalmente, encontraram o Menino que tanto queriam ver. Com gesto de gratidão e adoração lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Você também deve buscar no dia a dia o caminho que o leve até Jesus. O presente que Ele mais deseja de você é você mesmo. Mas, eu tenho certeza, que você pode presentear Jesus na pessoa dos mais necessitados.
E para isso, temos muitas Obras Sociais ao nosso redor. Um lugar onde você pode levar suas doações: roupas, alimentos, fraldas geriátricas. Tudo é encaminhado às pessoas que mais necessitam. Durante todo ano é feito isso em várias paróquias de nossa diocese. Quantas pessoas são beneficiadas por esse gesto!
Uma boa parcela do dízimo serve para sustentar essa iniciativa, desde os funcionários necessários para que a Obra continue, como também o material para que os voluntários (dentistas, psicólogos, farmácia comunitária, professores de informática e tantas outras pessoas) possam realizar o seu trabalho. É uma forma de nós presentearmos Jesus.
Podemos ser também pastores, pessoas mais humildes que também foram ao encontro de Jesus. Elas acreditaram no anúncio dos Anjos, lá foram encontrar o Menino Jesus. Ficaram felizes e alegres, saíram pelos campos e povoados para dar a grande notícia: Jesus nasceu! Seja você também um anunciador desta boa nova. Jesus está conosco! Venham todos ao encontro do nosso Salvador.
Também podemos ser como Maria e José: o centro do presépio. Nós destacamos duas pessoas: mãe (Maria) e pai (José). Maria era a mãe mais feliz do mundo por ter trazido para a terra o Salvador. Ela O recebeu com todo carinho e calor no seu seio. Humilde e silenciosa adorou o seu filho. José, feliz por estar presente diante do seu Senhor, também humilde e servidor, cuidava do menino e sua mãe. Então, acolha Jesus na sua vida como Maria e José. Vendo nos irmãos que cruzam pela sua vida o rosto de Jesus e, assim, nós vamos viver o Natal não só nessa época, mas nós viveremos o natal durante todo o ano.
O verdadeiro Natal não é simplesmente admirar um presépio ou participar da missa natalina e sim servir Jesus nas Suas necessidades. Não nas necessidades que Ele mesmo tenha, mas nas necessidades dos irmãos. Nós sabemos bem que é ali que Jesus se apresenta.  Então vamos servir, vamos ajudar, vamos fazer a nossa parte, vamos partilhar, vamos ser generosos. Nós não estaremos fazendo isso somente aos outros, mas estaremos fazendo isso ao próprio Jesus. Assim, a alegria do Natal, a alegria das festas natalinas será constante no nosso coração.

Deus abençoe a todos!

Padre Luis Fernando Soares