Decretos e Comunicados › 04/03/2021

Protocolos e orientações para o funcionamento de Igrejas

Estimado Povo de Deus: Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas.

O Governo de São Paulo disponibilizou protocolos sanitários para o funcionamento de igrejas, templos e demais estabelecimentos religiosos no estado a partir de 6 de março de 2021. Nossa Diocese de São José dos Campos seguirá as seguintes orientações:

1. Nível de ocupação máxima no local deve ser de 30%;
  2. Obrigatoriedade de tirar a temperatura antes do ingresso no local;
  3. Obrigatoriedade no fornecimento de álcool em gel;
  4. Obrigatoriedade de uso de máscara durante todo o período da cerimônia, inclusive pelos celebrantes e assistentes;
  5. Distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas dentro do local;
  6. Todas as pessoas devem estar sentadas;
  7. Horários devem ser espaçados para evitar aglomeração na entrada e saída;
  8. Assegurar a ventilação adequada do local de realização da celebração religiosa, mantendo todas as portas e janelas abertas o todo tempo;
  9. Sempre que possível, eliminar rituais envolvendo toques e não compartilhando objetos;
  10. Suspender os coros temporariamente, devido ao potencial de contaminação desta atividade. No nosso caso, diminuir o número de instrumentistas e cantores, ou seja trabalhar com o básico.
  11. Devido ao “toque de restrição” que foi antecipado para às 20h, as paróquias deverão terminar suas atividades antes deste horário, em tempo hábil para que os fiéis retornem às suas casas.
  12. Não é possível, no momento, atendimento individual de confissões e administração da Unção dos Enfermos nos hospitais. Fica a critério de cada padre o discernimento dos casos. Continuam valendo excepcionalmente as orientações quanto à Absolvição Geral dos Pecados nas celebrações.
  13. Estas orientações valerão enquanto perdurar esta fase da pandemia no estado de São Paulo.

Pedimos a intercessão da Virgem Maria e de São José, nosso padroeiro, neste momento grave da pandemia.

São José dos Campos, 04 de março de 2021.

Com minha bênção,

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo da Diocese de São José dos Campos

5 Comentários para “Protocolos e orientações para o funcionamento de Igrejas”

1. Luis Acosta disse:

Agradecemos a Deus pela possibilidade de participar da Santa Missa, com os cuidados necessários.

2. maria jose do nascimento disse:

Não fechar GRAÇAS AS ORAÇÕES ela continua aberta p aqueles q NESCESSITA SER VACINADO DIARIAMENTE PELO SANGUE D JESUS…IGREJA DEVERIA SER PRIORIDADE…NAO É UM SERVIÇO É LUGAR D CURA , LIBERTAÇÃO E SALVAÇÃO D ALMAS❤❤❤

3. Miguel disse:

Obrigado Dom Cesar por manter as igrejas abertas. É nas dificuldades que temos que ser mais fortes e manter o acesso das pessoas que queiram estar presentes na casa do Senhor.
    Afinal Ele sempre esta e estará conosco!!!
    A todo tempo dai graças ao Senhor!
    Que Deus tenha misericórdia e nos abençoe! Amém!

4. Seguiremos louvando , rezando, bendizendo, orando a Deus nas missas seguindo os protocolos sanitários e confiando a Deus o fim dessa pandemia.

5. Glória a Deus porque a Casa de Cristo permanece aberta! Grata a S. José, Nossa Senhora, S. Miguel Arcanjo e pela intercessão de São Padre Pio, pois continuaremos a comungar o Corpo e Sangue de Jesus Cristo presencialmente! Obedientes a Jesus e ao nosso Bispo Dom Cesar, cumpriremos os protocolos sanitários para bem pra ficarmos o nosso dever de cristãos e cidadãos brasileiros. AMÉM!