Notícias da Diocese › 09/04/2024

Pontifício Colégio Pio Brasileiro completa 90 anos e a nossa Diocese faz parte desta história

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro, localizado em Roma, na Itália, completou 90 anos. Instalado no dia 3 de abril de 1934, o Colégio abrigou em seus primeiros anos padres e seminaristas que até então moravam no Colégio Pio Latino-Americano. Mais tarde, o Pio Brasileiro passou a acolher apenas padres, provenientes de todas as regiões do Brasil e eventualmente de outros países, para realizarem os estudos de pós-graduação nas universidades e institutos de Roma, principalmente nas áreas de filosofia e teologia. Em suas primeiras oito décadas de existência, o Colégio esteve sob os cuidados dos jesuítas até que, em 2014, a direção foi confiada a padres diocesanos nomeados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atualmente é composta pelo reitor, padre José Otácio Oliveira Guedes, Arquidiocese de Niterói (RJ), pelo diretor de estudos, padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, Arquidiocese de Porto Alegre (RS), e pelo diretor espiritual, dom Armando Bucciol, bispo emérito de Livramento de Nossa Senhora (BA). O Colégio ainda conta com a presença de uma comunidade religiosa feminina do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho. Em abril de 1964, recebeu a visita do papa Paulo VI e, em janeiro de 1982, de João Paulo II, que o definiu como «um pedacinho do Brasil em Roma».

Desde o final dos anos 80, a Diocese de São José dos Campos envia regularmente padres para continuarem seus estudos em Roma e a maioria deles residiu no Colégio Pio Brasileiro. Padre Rinaldo Roberto de Rezende, pároco da Paróquia Sant’Ana, rende graças a Deus pelo tempo em que lá morou: «Lugar por onde tantos grandes nomes de nossa Igreja passaram. Deus seja louvado pelo Pio Brasileiro. Que a Mãe Aparecida estenda seu manto, cobrindo de bênçãos todos os que fazem a história atual dessa casa acontecer». Entre 2010 e 2012, o então padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos, hoje bispo de Barra do Garças em Mato Grosso, também passou pelo Colégio e testemunha: «Morei no Pio Brasileiro para estudar e, além do conteúdo específico do curso, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais a Igreja do Brasil, através da convivência com os padres de todo o país e ainda saborear a cultura eclesiástica que está em Roma».

No último 3 de abril, dia exato da comemoração do 90º aniversário do Pio Brasileiro, aconteceu a missa em ação de graças presidida pelo Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, com a presença da direção, dos padres residentes e dos funcionários. Estavam presentes também o presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, ofm, o cardeal brasileiro prefeito para o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, o secretário do Dicastério para o Clero, dom Andrés Gabriel Ferrada Moreira, e o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas. No dia seguinte, a comunidade do Colégio Pio Brasileiro foi recebida em audiência pelo Papa Francisco, junto com as comunidades dos Colégios Pio Latino-Americano e Mexicano. Na ocasião, o Papa estabeleceu um diálogo direto, abrindo espaço para perguntas, às quais respondeu com solicitude pastoral, depois, entregou um breve discurso que havia preparado no qual enfatiza o amor oblativo como fundamento da vocação sacerdotal e a necessidade da humildade: «Não subestimem o poder da intercessão daqueles que Deus colocou em seu caminho: seus formadores, seus colegas sacerdotes, as pessoas próximas a vocês. Em poucas palavras, confiem nas orações de todos os membros do povo fiel de Deus». Padre Éverton Machado dos Santos, da Diocese de São José e que desde agosto passado reside no Colégio, conta que «fazer parte da história do Pio Brasileiro e participar da comemoração dos seus 90 anos é uma alegria e ao mesmo tempo uma responsabilidade, porque neste tempo os estudos constituem uma verdadeira missão em vista do trabalho pastoral em nossa Diocese», e conclui: «Agradecemos a Deus pelos bons frutos que o Colégio Pio Brasileiro gerou para a Diocese de São José dos Campos e para toda a Igreja do Brasil, e ao povo fiel que, de uma forma ou de outra, sempre colabora com a formação permanente dos padres».

Padres da Diocese de São José dos Campos que passaram pelo Pontifício Colégio Pio Brasileiro:

• Pe. Dimas Lara Barbosa (1989-1993) Atualmente arcebispo de Campo Grande (MS)
  • Pe. José Roberto Fortes Palau (1994-1996) Atualmente bispo de Limeira (SP)
  • Pe. Antônio Aparecido Alves (1995-1998)
  • Pe. Eduardo Fraga e Silva (1998)
  • Pe. Geraldo Magela dos Santos (1998-2000)
  • Pe. Rodolfo Domingues Vasconcelos (1999-2000)
  • Pe. Edinei Evaldo Batista (1999-2001)
  • Pe. Rogério Augusto das Neves (2001-2002) Atualmente bispo auxiliar de São Paulo (SP)
  • Pe. Rinaldo Roberto de Rezende (2002-2004)
  • Pe. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos (2010-2012) Atualmente bispo de Barra do Garças (MT)
  • Pe. Ademir Nunes Farias (2011-2014)
  • Pe. Éverton Machado dos Santos (2023-2025)

Foto oficial da primeira turma do Pio Brasileiro no ano de sua fundação em 1934.

Foto oficial da turma atual 2024, que celebrou seu 90º aniversário.