Peregrinação da Cruz e Ícone Nossa Senhora na Diocese de Barra do Garças (MT)

Jovens Conectados

De 13 a 15 de julho, a Diocese de Barra do Garças (MT) recebeu a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e Ícone de Nossa Senhora. Foi um tempo operante da graça de Deus. Em cada lugar, povoado, comunidade ou paróquia por onde passamos acompanhando como guardiões os Símbolos da JMJ, momentos fortíssimos de emoção, devoção e porque não, muita fé.

Foi impressionante como cada pessoa, sobretudo os jovens das diversas realidades juvenis, se identificaram com o que estava acontecendo. Nas comunidades indígenas a alegria e irreverência foram fortemente percebidas e experimentadas por todos com homenagens, encenações, danças e músicas.

A juventude ficou envolvida por toda a dinâmica dos símbolos que foram pelas paróquias de General Carneiro (Senhor Bom Jesus), São Francisco de Assis, Nossa Senhora Auxiliadora, Santo Antônio e Nossa Senhora da Guia, catedral diocesana de Barra do Garças. A Cruz e o Ícone seguiram para as paróquias Nossa Senhora Aparecida (Pontal do Araguaia), Nossa Senhora da Piedade (Araguaiana), Nossa Senhora das Graças (Nova Xavantina), Nossa Senhora Aparecida (Água Boa) e Nossa Senhora Auxiliadora em Canarana.

Nos diversos lugares a Cruz e Ícone de Nossa Senhora passaram, eles foram muito bem acolhidos pelos jovens. A Pastoral da Juventude mostrou-se bem articulada e envolvida com a JMJ na diocese. A forte expressão dos grupos de base da PJ deu tranquilidade e confiança na juventude.

Após a passagem da Cruz e Ícone de Nossa Senhora já se percebe também um despertar vocacional, jovens interessados na vida sacerdotal. Isso se dá pela forte ligação dos Símbolos com a pessoa do Beato João Paulo II. Agora os trabalhos serão mais intensos, pois os jovens sentem-se realizados e muito animados para se comprometer.

Por Padre Vidal da Cunha Silva
Assessor Diocesano e Referência da PJ