Notícias da Diocese › 07/06/2021

Participe de forma on-line da Missa Crismal 2021

Realizada tradicionalmente na quinta-feira santa, no período da manhã na Catedral Diocesana, neste ano de 2021 devido à pandemia da COVID-19 a celebração teve que ser adiada. Será realizada no dia 11 de junho, sexta-feira, dia do Sagrado Coração de Jesus, somente com a presença dos presbíteros, seminaristas e uma representação dos diáconos.

“Ainda estamos enfrentando a pandemia da covid-19, que trouxe muitas mudanças até mesmo na forma usual de celebrar a liturgia. Pensadas para tempos normais, as normas e diretrizes contidas nos livros litúrgicos não são inteiramente aplicáveis ​​em momentos excepcionais de crise como estes. Por isso, o Bispo, como moderador da vida litúrgica da sua Igreja, é chamado a tomar decisões prudentes para que as celebrações litúrgicas se realizem com frutos para o povo de Deus e para o bem das almas que lhe foram confiadas, respeitando a proteção da saúde e do que é prescrito pelas autoridades responsáveis ​​pelo bem comum”, afirma Nota (Prot. N. 96/21) da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Seguindo as orientações da Congregação, Dom Cesar, juntamente com os presbíteros em reunião, definiram a data da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Um dia muito significativo e importante na vida da Igreja, pois se realiza também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Na Missa Crismal, além do rito da benção dos santos óleos, os presbíteros, junto ao seu bispo, renovam as promessas feitas no dia de sua ordenação, expressando diante da comunidade seu compromisso de ser sinal vivo e eficaz do Cristo Sacerdote, Profeta e Bom Pastor.

Nesta ocasião significativa, no ano jubilar da Diocese de São José dos Campos, o brasão da Diocese, criado em 2006 e repaginado para a celebração dos 40 anos, será apresentado para toda comunidade diocesana.

Participe da Missa Crismal pelas mídias sociais, no dia 11 de junho, às 9h, transmitida diretamente da Catedral São Dimas.