Notícias da Diocese › 11/04/2023

Paróquia São Vicente celebra 30 anos

A paróquia São Vicente celebrou seu trintenário, Jubileu de Pérola. De 18 a 25 de março, a comunidade promoveu um tríduo preparatório para a grande festa.

No dia 18 de março, sábado, Dom Cesar presidiu a Eucaristia na abertura desta festa e também realizou a dedicação da Igreja Matriz da comunidade que foi totalmente revitalizada.

No dia 19 de março, 2º dia do Tríduo, o Pe. Rogerio Felix, que foi o primeiro pároco da comunidade, presidiu a Santa Missa. O tema deste dia foi a Espiritualidade Eclesial.

Já no dia 20 de março, 3º dia do Tríduo, o Pe. Célio Antonio de Almeida, que foi pároco por cerca de 17 anos na Paróquia São Vicente, foi quem presidiu. O tema deste dia foi: “Comunidade: lugar de comunhão, participação e missão”.

No dia da festa, 21 de março, o atual pároco, Pe. Ronildo Aparecido da Rosa, presidiu a Eucaristia e o Pe. Geraldo Magela, colaborador paroquial, concelebrou. O tema da celebração jubilar foi: “Na minha paróquia rezo, trabalho e construo o Reino de Deus”.

A comunidade promoveu ainda um Baile de Gala, no sábado 25 de março, encerrando as festividades jubilares.

Abaixo você confere um breve resumo da belíssima história desta Paróquia de nossa Diocese.

História

A Paróquia São Vicente de Paulo foi instalada em 21 de março de 1993, quando o bispo diocesano na ocasião, Dom Nelson Westrupp, deu posse ao primeiro pároco, padre Rogerio Felix Machado. Quatro anos depois foi sucedido por Padre Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento (Pe. Beto), que ficou na paróquia por 1 ano.

Em setembro de 1998, Pe. Célio Antonio de Almeida tomou posse e ficou aproximadamente 17 anos à frente da Paróquia. Em 2016, o atual pároco, Pe. Ronildo Aparecido da Rosa, tomou posse.

A Paróquia é composta pela Capela Nossa Senhora Aparecida (Jardim Americano) e as seguintes comunidades: Santa Clara (Jardim Pararangaba), Santo Oscar Romero (Jardim Califórnia), Nossa Senhora de Guadalupe (Jardim Nova Detroit) Beata Nhá Chica (Jardim Nova Flórida), Nossa Senhora de Fátima (Jardim Rodolfo), São José (Residencial Campo Belo) e Nossa Senhora da Guia (Residencial Ana Maria).

Na parte social, desenvolvida junto à comunidade, a Paróquia tem o CPH (Centro de Promoção Humana), que foi criado em 14 de novembro de 2015 com a proposta de atender às famílias carentes. O Centro funciona na sede da Paróquia São Vicente de Paulo (Av. José Francisco Marcondes, 441 – Jardim São Vicente, São José dos Campos) e oferece orientação jurídica e cursos.