Notícias da Diocese › 11/04/2023

Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus celebra 50 anos de história

A Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus celebrou o cinquentenário de sua instalação como comunidade paroquial. De 22 a 24 de março, aconteceu um tríduo preparatório para tal celebração. No primeiro dia a comunidade teve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, no segundo dia a oportunidade de se aproximar da graça de Deus, através do Sacramento da Penitência e no terceiro dia a Missa com Dom Cesar, quando foi abençoado o ícone do Bom Pastor, que compõe o presbitério da Igreja-Santuário. No dia 25 de março, 50º aniversário da instalação, às 18h, aconteceu a Missa Solene presidida pelo pároco Pe. Thiago Dias, com distribuição e benção das rosas.

Abaixo você confere um breve resumo da belíssima história desta Paróquia de nossa Diocese.

História

Teresa de Lisieux nasce em 1873 (estamos vivendo os 150 anos de seu nascimento). Em uma breve e profunda história, a partir das pequenas coisas, desenvolve um método espiritual intitulado “pequena via”.

Em 1925 é canonizada a jovem francesa que faleceu de tuberculose e que se tornou um fenômeno mundial. Sua devoção se espalhou rapidamente e aqui, no Brasil, a primeira Igreja dedicada a ela foi construída em Taubaté em 1923. Nesta época São José dos Campos era tida como Estancia Climática, apropriada para o tratamento de tuberculose. Em 1928 Pedro Augusto Calazans e esposa doaram o terreno para a Construção da Igreja de Santa Teresinha na Vila das Acácias. Consta que em 1936, como relatava o saudoso Pe. José Almeida dos Santos, os devotos vinham em procissão do Centro de São José até o local da Construção para rezar a Novena das Rosas, onde Monsenhor Ascânio Brandão deu início à construção de uma igreja em formato de cruz. Ao lado da igreja, em 1950, foi inaugurado o CTA, em 1951 a Via Dutra e em 1957 a Rodovia dos Tamoios. Durante muitos anos esta igreja foi a capela dos alunos do ITA.

Em 25 de Março de 1973 foi instalada a Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus, desmembrada da Paróquia Sagrada Família, sendo que essa nova Paróquia compreendia toda a região que hoje é a Zona Sul de São José dos Campos, até a divisa com Jacareí.

O Primeiro Pároco foi o Pe. Luiz Albino Bertolotti, que em seus primeiros atos fez a permuta de parte do terreno da matriz da Paróquia com um terreno mais central onde hoje encontra-se o Santuário Santa Teresinha. Pe. Luiz modificou o projeto da igreja matriz e o fez em formato de castelo. Com origem salesiana Pe. Luiz teve um cuidado muito especial com a catequese, cuidando pessoalmente da formação das crianças da Paróquia.

Devido ao crescimento da cidade a sede da Paróquia foi transferida durante alguns anos para o Bairro do Jardim Satélite até a criação da Paróquia Espírito Santo, em 1992, quando a sede paroquial retornou para a comunidade de Santa Teresinha.

Em 1998 iniciou-se a construção do Santuário de Santa Teresinha na antiga Praça Quiririm.

Em 2001 faleceu o Pe. Luiz, depois de 28 anos à frente da Paróquia, e imediatamente foi nomeado administrador paroquial o Pe. Rinaldo Roberto de Rezende. Ele iniciou a reforma da igreja matriz e uma reformulação pastoral, implantando o CPP e CAEP.

Em Fevereiro de 2002 tomou posse o segundo Pároco Pe. José Dimas Pereira, que iniciou a construção da Secretaria Paroquial e banheiros públicos.

Em Julho de 2003 tomou posse o Pe. Francisco Alexandre Vasconcelos que concluiu a construção da Secretaria Paroquial e a Capela do Santíssimo, na Matriz, e relançou o projeto do Santuário Santa Teresinha, algo arrojado que mudou o perfil da Paróquia.

Em Julho de 2006 tomou posse o Pe. Raimundo Nonato Viana Sobrinho, que deu andamento à construção do Santuário, sendo muito zeloso pelas pastorais. Nesta época foi concretada a cobertura do Santuário.

Em Fevereiro de 2009 tomou posse o Pe. Fábio Ferreira Costa, que com muito entusiasmo, deu prosseguimento às obras do Santuário transferindo as missas dominicais para este local. Isto fez com que a Paróquia ganhasse mais vida e começasse a ser um ponto de peregrinação dos devotos de Santa Teresinha em nossa Diocese.

Em Fevereiro de 2012 o Pe. Edinei Evaldo Batista foi nomeado Administrador Paroquial e foi-lhe dada posse como pároco em 12 de outubro do mesmo ano. Foram 7 anos de muito dinamismo pastoral e celebrativo.  A devoção a Santa Teresinha se consolidou e multidões passaram a se dirigir ao Santuário nas festas da Padroeira.

Em Fevereiro de 2019 tomou posse o Pe. Luiz Gustavo Santos Teixeira que deu continuidade aos trabalhos paroquiais, colocando o piso do Santuário, concluindo o presbitério e os novos bancos.

Em Outubro de 2020 foi nomeado como administrador paroquial o Pe. Thiago Domiciano Dias, que em novembro de 2021 tornou-se o pároco. Atualmente, na igreja matriz (Castelinho), realizam-se apenas o Sacramento do batismo e do matrimônio. Já no Santuário acontecem as missas, confissões, e ação pastoral. O trabalho artístico no presbitério do Santuário marcou as comemorações do jubileu. O Santuário receberá, até a festa de Santa Teresinha, em 1° de outubro, as 24 colunas que sustentam as grades que o circundam dando maior segurança ao templo, que também se prepara para, em breve, inaugurar a nova secretaria.

Atualmente a Paróquia compreende as comunidades São Bento (Vila São Bento) e Nossa Senhora do Bonsucesso (Bairro Capuava). Fiéis, devotos e amigos de Santa Teresinha, todo dia 1° de cada mês, participam de missas,  recebem rosas abençoadas e fazem a novena da grande Santa e Doutora da Igreja: Teresa de Lisieux.