Notícias da Diocese › 09/02/2023

Padres Luís Fernando e Djalma Lopes representam a Diocese no Fórum Global 2033

Dos dias 03 a 05 de fevereiro aconteceu, em Roma, o Fórum Global 2033, sob a chancela do Dicastério para a Promoção da Nova Evangelização, presidido por Dom Rino Fisichella. A iniciativa esteve sob os cuidados de Henry Cappello, um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica em Malta que consagrou sua vida à missão e, na década de 90, fundou a Youth Arise International (YAI). Com sua esposa, Sabina, moderou uma escola de formação de missionários nas Filipinas por 7 anos e fomentou a formação e o envio de missionários ao Continente Africano, ao Oriente Médio e à China. No início do Século XXI, depois da duríssima experiência vivida por este missionário na Indonésia – depois da terrível passagem de um Tsunami – nasceu a Federação Caritas in Veritate, em consonância com as aspirações do Magistério Atual da Igreja, que agrega entidades eclesiais ao redor do mundo comprometidas com o anúncio explícito do Evangelho no Poder do Espírito Santo e com a ajuda humanitária aos mais pobres entre os pobres.

Em 2019, reunidos no Dicastério para a Promoção da Nova Evangelização, no Vaticano, um grupo de líderes da Federação, num momento de intercessão e escuta, recebeu a inspiração de preparar o ano 2033 – no qual se fará memória dos 2000 anos dos acontecimentos da Páscoa da Nova Aliança – com uma década de ação evangelizadora em nível global que possa entregar à Igreja, nesta grande comemoração, 1 milhão de missionários em ação.

Em 2023, reuniram-se em Roma um grupo de 100 líderes de diversas partes do mundo para traçar o planejamento estratégico desta década de missões através de um Fórum na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Dentre os diversos líderes presentes estavam os Padres Luís Fernando Soares e Djalma Lopes Siqueira, da Diocese de São José dos Campos. Tanto o trabalho desenvolvido por Padre Luís Fernando – com as células, quando a Paróquia Espírito Santo estava sob seu cuidado pastoral e o que é vivenciado na Comunidade Caminho do Discípulo – quanto o trabalho de Padre Djalma – no trabalho realizado na Paróquia São Sebastião, quando estava sob seus cuidados pastorais, e atualmente o que é vivido pela Comunidade Servos da Palavra – são modelos de constituição e fomento de comunidades relacionais e ministeriais que muito interessam aos participantes do fórum.

Os Padres Luís Fernando e Djalma conformam a representação Latino Americana neste fórum juntamente com Pe. Eduardo Dougherty, sj (Rede Século 21), Pe. Alberto Gambarini (Associação Encontro com Cristo), Pe. João Henrique (Comunidade Aliança de Misericórdia) e Pe. Alexandre Paciolli, iCM (Comunidade Olhar Misericordioso).

1 Comentário para “Padres Luís Fernando e Djalma Lopes representam a Diocese no Fórum Global 2033”

1. Padre Rodolfo Muniz Leal Reizinho disse:

Evangelização é missão de toda a Igreja. O Espírito Santo nós conduz na ação missionária. Ao Padre Luís Fernando e ao Monsenhor Padre Djalma nossos votos de fecunda participação neste evento do Fórum Global 2033, sob a chancela do Dicastério para a Promoção da Nova Evangelização. Sejamos capazes de superar a pastoral de manutenção da conjuntura eclesial. Passemos para a ação missionária em todas as dimensões. Ajudemos a Igreja com nossos recursos financeiros e orações. Parabéns aos padres pela participação neste evento em Roma.