Notícias da Diocese › 30/04/2024

Padres diocesanos representam a Diocese no 19º Encontro Nacional de Presbíteros

O 19º Encontro Nacional de Presbíteros, ENP, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, em parceria com a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), aconteceu de 24 a 30 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, São Paulo. Esse ano o encontro teve como tema: “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”.

O Pe. Alexssandro de Brito Ramos (pároco da Paróquia Santa Branca e coordenador da Pastoral Presbiteral) e Pe. Messias Rochinski (pároco da paróquia Santa Cecília e coordenador do Centro diocesano de Pastoral), participaram deste encontro.

A Comissão Nacional de Presbíteros, CNP, divulgou uma mensagem por ocasião do término do ENP. No texto, a Comissão convida todos os presbíteros do Brasil a estruturarem a Pastoral Presbiteral como espaço de comunhão, partilha fraterna e ajuda mútua.

Na mensagem, animam, ainda, ao cuidado com a saúde física, psíquica e espiritual, para que possam, com o olhar misericordioso do Bom Pastor, se dirigir aos excluídos e enfermos no corpo e na alma, que anseiam pela caridade generosa dos discípulos de Cristo Jesus.

Sejamos, pois, “alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12) e façamos de nossa vida e ministério um grande hino de ação de graças, a fim de que o canto do Espírito ressoe em nossas vidas e alegre o coração de cada pessoa humana, fazendo transbordar a Esperança na qual o mundo encontra paz e salvação.

Profundamente humanos, inteiramente de Deus, plenamente identificados com a Igreja e totalmente dedicados à missão, como bem recordou o assessor do 19º ENP, o padre Humberto Robson de Carvalho, a Comissão concluiu o encontro com o desejo “profundo de espalhar esta mensagem de esperança e coragem por toda parte, sob o impulso do Espírito do Senhor”.

A mensagem na íntegra pode ser acessada (aqui).

Missa no Santuário

À luz do tema “Presbíteros: Testemunhas da Esperança!” e do lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”, cerca de 450 sacerdotes de todo Brasil participaram do 19º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

Iniciado no dia 24 de abril, o encontro organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) teve missas diárias, momentos oracionais e formativos, partilha de testemunhos e convivência fraterna dos presbíteros. A conclusão foi nesta terça-feira, 30, com a missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida, presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo Auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cemovic) e, logo após, a divulgação da carta final do encontro.