Notícias da Diocese › 22/02/2024

Padre da Diocese participa de simpósio internacional sobre a formação permanente dos sacerdotes

Aconteceu de 6 a 10 de fevereiro, em Roma, o Simpósio Internacional para a Formação dos Sacerdotes promovido pelo Dicastério para o Clero com o tema “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tm 1,6). Com várias conferências e uma dinâmica de apresentação de boas práticas e partilhas em grupo, o evento teve como ponto alto a audiência com o Papa Francisco na Sala Paula VI.

A Diocese de São José dos Campos estava representada pelo padre Éverton Machado, que está em Roma desde agosto de 2023 para cursar o mestrado em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense.

Em seu discurso, o papa Francisco salientou que o encontro marca uma caminhada de “busca de instrumentos e linguagens que ajudem a formação sacerdotal, não pensando que temos na mão todas as respostas – eu tenho medo daqueles que têm todas as respostas –, mas confiando que poderemos encontrá-las ao longo do caminho”.

Para esse caminho, o Papa indicou a redescoberta constante da alegria que brota do Evangelho, fazendo-se discípulo que sabe escutar e acolher; a necessidade que o sacerdote deve ter de pertença ao Povo de Deus, isto é, a comunhão com os fiéis a ele confiado, e também com o seu bispo e o presbitério, evitando uma pretensa autossuficiência; e ainda a consciência de que, junto do Povo, não pode faltar o serviço generoso, que expressa a consagração sacerdotal, que é participação no ministério do próprio Cristo que oferece a Si mesmo na cruz.

Segundo o padre Éverton, o Simpósio foi um momento de aprendizado e partilha: “Particularmente, me chamou a atenção as palavras do cardeal Tagle, ao recordar que a formação permanente dos sacerdotes tem a ver com humildade, dado que a formação não se restringe ao tempo do seminário.

A ordenação presbiteral não marca o fim de um processo formativo, ao contrário, marca o início de um caminho no qual o sacerdote deverá se abrir sempre mais à compreensão dos sinais dos tempos, à luz das Sagradas Escrituras e da Tradição viva da Igreja, em vista de um exercício do ministério pastoral que seja fecundo, gerando esperança e aproximando as pessoas da misericórdia de Deus”.

O evento foi encerrado com a celebração eucarística presidida pelo prefeito do Dicastério para o Clero, cardeal Lazzaro You, na Basílica de São Pedro.