Decretos e Comunicados › 22/01/2021

Orientações do Bispo Diocesano para o momento atual

Estimado Povo de Deus: Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas.

“Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5)

Algumas orientações para este tempo de pandemia que estamos vivendo:

1. Manifestamos, antes de tudo, gratidão aos que entendem o momento que estamos vivendo e as limitações pastorais que nos são impostas pela realidade atual.
  2. Agradecemos aos profissionais da saúde e a todos os que prestam serviços essenciais pela dedicação e pelo heroísmo no trabalho em defesa da vida e cuidado com os infectados.
  3. Expressamos gratidão aos que se doam de várias maneiras, semeando esperança e cuidando de tudo com zelo e atenção, gratidão especialmente aos nossos dizimistas e benfeitores.
  4. Demonstramos nossa gratidão aos que, com paciência, reservam seus lugares, acompanham pelas mídias sociais a vida de nossas paróquias, as celebrações e nos ajudam em tudo.
  5. Vemos, com esperança e gratidão, a chegada da vacina. Entretanto, sabemos que chegará por etapas e será prioritária para os que correm mais riscos.
  6. Precisamos continuar cumprindo todas as recomendações da Vigilância Sanitária e dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
  7. É fundamental a reserva de lugar para as celebrações, e a continuidade da transmissão das mesmas “on-line”.
  8. É necessário o distanciamento de pelo menos 1,5 m entre as pessoas.
  9. É obrigatório o uso constante de máscaras e indispensável a higienização das mãos, com álcool em gel.
  10. É imprescindível a limpeza e higienização das igrejas após cada celebração.
  11. As secretarias atenderão com reservas, e individualmente, respeitando o distanciamento seguro.
  12. Não é possível, no momento, atendimento individual de confissões. Por isso, continuam valendo as orientações quanto à Absolvição Geral dos Pecados nas celebrações.
  13. As celebrações dos casamentos devem seguir as normas da Vigilância Sanitária e, por isso, precisam ser combinadas com os párocos.
  14. As celebrações dos batizados ficam suspensas, acontecendo somente as já agendadas, com os limites que este tempo nos impõe.
  15. Continuemos unidos em oração, na certeza de que Deus em tudo coopera para o bem dos que o amam (cf. Rm 8,28). Sejamos solidários com as famílias enlutadas. “A esperança cristã é uma âncora que dá sentido à vida” (Papa Francisco).

São José dos Campos, 22 de janeiro de 2021

Com minha bênção,

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo da Diocese de São José dos Campos – SP

3 Comentários para “Orientações do Bispo Diocesano para o momento atual”

1. Solange das graças Dias disse:

Com todo o meu amor e carinho estou com todos os meus irmãos enlutados e lutando para continuarmos participando da Santa Missa. Eu como voluntária seguirei sempre todos os critérios necessários para o bem de todos. A paz de Jesus!

2. Lenisa disse:

Boa tarde! Gostaria de saber sobre a catequese. Moro em Eugênio de Melo, minha filha teve 1 encontro no ano passado e não teve mais nenhum tipo de orientação. Em casa, conversamos muito com ela, mas estamos preocupados com a ausência dos encontros.

• Departamento Diocesano de Comunicação disse:

Os encontros da catequese serão retomados assim que as escolas de nossa região iniciarem as aulas, ainda não temos uma previsão.