Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

O olhar que destrói a natureza

A12.com

A Campanha da Fraternidade 2020 “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) nos revela algo curioso sobre o “olhar” e que olhar é esse que a campanha quer mostrar?

Podemos destacar cinco aspectos sobre a atenção aos outros: Olhar que abandona as pessoas; que tratamos no texto anterior, o olhar que destrói a natureza; do qual vamos falar agora; o olhar da indiferença exclui a vida; o olhar da solidariedade social e qual será o nosso olhar?

De acordo com o texto base da CF 2020, nos últimos anos vem crescendo uma consciência de que o desrespeito ao ser humano, também encontra-se no desrespeito a natureza, pois quando se fala em meio ambiente, estamos tratando do lugar onde todos habitam. A natureza não é algo separado do ser humano e quando algo não vai bem, é porque a sociedade que vive ali precisa de tomar consciência de sua responsabilidade para com os demais.

É fundamental encontrar soluções que integrem sistemas naturais e sistemas sociais, porque não há uma crise separada que seja uma ambiental e outra social, mas sim uma só, complexa e socioambiental.

Para o Santo Padre, Papa Francisco, só pode-se falar em em progresso global, quando existir qualidade humana de vida e para tal é preciso atenção com todo o tipo de vida que está ao redor, incluindo os ambientes onde vivem as pessoas. Quando o ambiente é desordenado e caótico a vida ali também será assim.

:: LEIA TAMBÉM ::
O que a CF 2020 tem a ver com o “olhar”?

O domínio da economia que olha primeiro os próprios interesses e depois para as pessoas é o motor da desigualdade que agride não só a vida humana, mas também de todo o planeta, pois tanto a extinção de espécies, quanto os desequilíbrios climáticos têm uma forte relação com a exploração desordenada dos recursos naturais.

Questiona-se os métodos de mineração, assim como também o modo como outras atividades econômicas são levados adiante. A relação e desrespeitosa com a Casa Comum e com a vida humana acontece de diversas maneiras, como, por exemplo, alguns tipos de agronegócios que abusam do uso de agrotóxicos e venenos. O Brasil é campeão mundial no uso de pesticidas na agricultura, alternando a posição com os Estados Unidos em algumas épocas do ano.

O olhar que destrói a natureza, segundo o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2020, nasce da incapacidade de percebê-la em sua singularidade.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.