Nota de Falecimento – Dom Fernando Legal, SDB

O Regional Sul 1 da CNBB expressa solidariedade e orações pelos familiares de Dom Fernando Legal, SDB, bispo emérito de São Miguel Paulista, falecido nesta manhã(22). Dom Fernando Legal, foi bispo de Itapeva – SP e de Limeira – SP.

Confiantes na Ressurreição, elevemos preces aos céus pelo seu descanso eterno e pelo conforto de seus familiares e amigos.

VELÓRIO

O corpo de Dom Fernando Legal deve chegar por volta das 11h da manhã desta terça-feira(22) na catedral de São Miguel Paulista. A Missa Exequial será amanhã (23), às 09h, na Catedral de São Miguel Paulista, seguida de sepultamento.

BIOGRAFIA

Dom Fernando Legal nasceu na capital paulista, no bairro da Barra Funda, em 17 de dezembro de 1931. Era o mais velho de oito filhos que teve o casal João Legal e Benedita de Moraes Legal.

Ainda criança, passou a frequentar a Paróquia Santa Terezinha, em Santana. Ali, conheceu os padres salesianos e teve o despertar para a vocação sacerdotal. Em 1945, foi encaminhado pelos padres salesianos para Lorena (SP), onde estudou por três anos. Fez o noviciado na cidade de Pindamonhangaba (SP) e cursou Teologia em São Paulo, no Instituto Pio XI, sendo ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1959.

“Ainda pequeno, lá em casa, ele brincava de fazer procissão com andor e eu e meu irmão íamos acompanhá-lo, isso bem antes de ele ter feito Catequese”, recordou Luiz Gonzaga Leal, irmão do Bispo, em entrevista em dezembro de 2011, por ocasião dos 80 anos de vida de Dom Fernando.

Entre 1961 a 1965, estudou em Roma, onde redigiu a sua tese sobre “A obediência nos últimos 50 anos de Teologia”. Regressou ao Brasil em 1965 sendo professor de Teologia, reitor do Seminário, coordenador de Pastoral dos salesianos, na província do Sul, e provincial.

Foi nomeado Bispo de Itapeva (SP) por São João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal em 31 de maio de 1980. Escolheu como lema “Cum Matre Jesu” (Com a Mãe de Jesus). Permaneceu naquela diocese por cinco anos. Depois, foi nomeado bispo de Limeira, durante quatro anos, até a sua posse em São Miguel, em novembro de 1989.

Na missa em ação de graças por seus 80 anos de vida, em dezembro de 2011, no Santuário Eucarístico de Nossa Senhora da Penha, na zona Leste de São Paulo, Dom Fernando falou à reportagem sua gratidão a Deus pela vocação que recebeu: “Expresso gratidão por tudo aquilo que sou e tenho, que é fruto da misericórdia e do amor de Deus. Agradeço a Deus por tudo que aconteceu de bom nesses 80 anos, a começar pela minha família, meus pais, de quem Deus se serviu para me colocar neste mundo. Depois, a todas as pessoas que fizeram parte da minha vida e da minha caminhada, sobretudo àqueles que me prepararam para o sacerdócio”.

FRUTUOSO PASTOREIO

À frente da Diocese de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal ordenou 70 padres e implementou três seminários.

“O grande ideal da minha vida foi a promoção e a formação de padres. Vocês [sacerdotes] são a nossa alegria e a gente fica feliz quando estão se empenhando, às vezes com dificuldade, com luta, mas com muita vontade e amor à Igreja, à diocese”, disse Dom Fernando na já referida missa de 2011.

Dom Fernando foi o primeiro Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, criada em março de 1989, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo. Até então, era a Região Episcopal São Miguel e tinha como Bispo Auxiliar Dom Angélico Sândalo Bernardino.

A sua missa de posse na nova Diocese foi acompanhada por uma multidão de 5 mil pessoas na Catedral diocesana. Na ocasião, ele pediu que o povo nunca tenha receio “de cansar, de incomodar ou de perturbar o bispo”. Para os padres, Dom Fernando falou em fraternidade, ajuda mútua, diálogo, sinceridade, comunicação, comunhão e participação.

“Estou assumindo a nova Diocese de São Miguel em espírito de fé, com vontade muito grande de ser útil e ajudar. Quero ser um irmão com os padres, com os agentes de pastoral e com todo o povo, particularmente com os mais necessitados. Gostaria de somar forças na comunhão e participação para construir junto com o povo de São Miguel esta Igreja que está nascendo com tanta esperança e com tantos valores”, afirmou na ocasião.

À época, a recém-criada diocese abrangia uma população de 2,5 milhões de habitantes nos bairros de Cangaiba, Vila Esperança, Ponte Rasa, Ermelino Matarazzo, Artur Alvim, Cidade Líder, Itaquera, Itaim Paulista, Guaianases, Penha e São Miguel, no extremo da zona Leste da capital paulista.