Museu de Arte Sacra de São José dos Campos
O Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio. Criado em 1977, por uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), dá uma oportunidade para todos relembrarem a importância dos museus na sociedade.
Em São José dos Campos, na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada no centro na cidade, existe o Museu de Arte Sacra que é preservado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Artístico, Paisagismo e Cultural (COMPHAC) e tem como intuito trazer um acervo de oratórios, imagens, livros, objetos litúrgicos e muitas outras coisas. O museu chegou para a população joseense no dia 17 de dezembro de 2007 e foi uma ação da prefeitura junto com a Fundação Cassiano Ricardo.
“Falar de museus é dar vida a nossa história, e temos levado muito em consideração o educativo dentro dos museus, ação voltada para o esclarecimento e a comunhão entre visitantes e museu, levando a uma maior compreensão e desmistificando cada acervo e exposições”, conta Edna Martelo, gestora de Espaço Cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
No dia 06 abril chegou no Museu de Arte Sacra a exposição “Simples como São Francisco” da artista Regina Pimentel, que ficará montada até 29 de junho. A exibição traz 26 esculturas feitas em argila, terracota e branca shiro, sendo 14 de São Francisco, nove de diferentes animais, uma de São José e uma de Santa Clara e uma de anjo.
O Museu tem exposições de longa duração e outras três por ano. O horário de funcionamento é de terça a sextafeira, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 14h. Também tem uma parceria junto ao City Tour programa realizado pela Prefeitura de São José dos Campos com o objetivo de apresentar os principais pontos históricos da cidade, trazendo programações de visitas, apresentações musicais e outras atividades artísticas aos sábados.
.
(Por Micaela Gianello. Matéria publicada na Revistas PES de Cristo, edição 76 – abril 2019)
.
.
.
.
.
.
.
.
.