Notícias da Diocese › 23/10/2019

Movimento de Cursilhos comemora 50 anos

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) é um movimento eclesial de leigos que surgiu na Igreja, no contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Por iniciativa da Juventude de Ação Católica Espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha).

No Brasil, o Movimento de Cursilhos chegou inicialmente na Arquidiocese de Campinas. Na Diocese de São José dos Campos o Movimento chegou em 1969, com apoio do frei Vittorio Infantino, um dos idealizadores do Hospital São Francisco, em Jacareí.

Pioneirismo

O Grupo Executivo Diocesano (GED), de São José dos Campos, sempre foi uma referência em âmbito nacional. Deste GED, foram oferecidos para o movimento três coordenadores regionais, dois coordenadores nacionais e um coordenador mundial brasileiro.

O GED de São José dos Campos é o pioneiro em várias iniciativas do Movimento, como o primeiro no Brasil a realizar um Cursilho misto, com homens e mulheres.

Vários subsídios, materiais que, atualmente, são a base das formações em nível nacional, também nasceram do GED de São José dos Campos, que desempenhou um papel fundamental na história do Movimento de Cursilhos de Cristandade. O logotipo do Cursilho foi elaborado em São José dos Campos e, hoje, abrange toda estrutura mundial do MCC.

Juventude

Em 1994, aconteceu o primeiro Cursilho para jovens na Diocese. Foram mais de 35 Cursilhos realizados pelos próprios membros jovens ao longo desses 25 anos e mais de mil jovens evangelizados.

Ação Social

Por dois anos, em parceria com as Irmãs Carmelitas de Jacareí, o GED da Diocese desenvolveu o projeto “Aprendendo e Convivendo”, atendendo mais de 30 crianças, entre cinco a nove anos de idade, no contra turno escolar.

Dentre outros trabalhos sociais, destacam-se as atividades no “Lar Nossa Sra. da Salette, com o objetivo de acolher pessoas portadoras de múltiplas deficiências.

Impactar vidas

Ao longo dos 50 anos na Diocese de São José dos Campos estima-se que mais de 10 mil pessoas foram evangelizadas por meio da espiritualidade cursilhista.

No decorrer da história, muitos leigos e leigas conheceram e fizeram parte do Movimento, entre eles o advogado e fundador da APAC (Associação de Assistência aos Condenados), Mário Ottoboni e Franz de Castro Holzwarth, leigo que encontra-se em processo de canonização.

Festa Jubilar

Em comemoração aos 50 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade e aos 25 anos de Cursilho para Jovens, dia 28 de outubro, dom Cesar Teixeira preside missa, às 19h30, na Capela Nossa Senhora de Fátima (Pça. N. Sra. de Fátima, 2), no Jardim Esplanada, em São José dos Campos.

E no dia 23 de novembro acontece uma grande festa pelo Jubileu de Ouro, no Esporte Clube Elvira, no centro de Jacareí.

Conheça mais sobre o Movimento de Cursilhos de Cristandade: (12) 98171-2723 / cursilho.sjc@gmail.com.

Tâmara Machado
MCC