Missa marca acolhida dos símbolos da JMJ em Recife
Jovens Conectados | Setor Juventude CNBB
Milhares de jovens lotaram o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Boa Vista, em Refice (PE), para a celebração da missa que marcou o início da programação oficial do Bote Fé na capital pernambucana, nesta segunda-feira (16).
Presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a celebração contou com a presença da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
No início da celebração, foi lembrada a ligação desse santuário com os jovens. Em 1989, o então arcebispo dom Helder Câmara presidiu a primeira missa da Juventude Estudantil, quando afirmou que o Santuário de Fátima era a “Catedral da Juventude de Recife”. O atual arcebispo motivou os jovens a viverem o compromisso cada vez maior com o Evangelho.
A homilia foi feita pelo bispo de Caruaru (PE), dom Bernardino Marchió, que destacou que desde o dia em que os símbolos chegaram ao Brasil, a história da evangelização da juventude na Igreja no Brasil começou um novo caminho.
“Os jovens verdadeiros tem sede de justiça, paz amor e solidariedade. Por isso os jovens se emocionam quando chegam a Cruz”, afirmou o bispo.
Caminhada
Logo depois da missa, começa a caminhada da juventude com a Cruz e o Ícone pelas ruas do centro do Recife em direção à Igreja Madre de Deus no Bairro do Recife Antigo.
No percurso haverá momentos de reflexão de diversos temas. Na saída do Santuário, os jovens refletem sobre o tema “Bote fé em Cristo! Ele é o Senhor”. Diante da Câmara dos Vereadores e da Faculdade de Direito, a reflexão será sobre o tema “Bote fé na Educação! Maria: exemplo de educadora”.
Na praça da República e no Palácio do Governo, o tema abordado será “Bote fé na Juventude! Diga não à violência”.
Depois de deixar a Igreja Madre de Deus, os jovens seguem ao Marco Zero de Recife, refletindo sobre o tema “Bote Fé na vida! Diga não ao aborto”.
Voluntários
Antes mesmo da chegada dos símbolos ao santuário, muitos dos cerca de 600 voluntários do Bote Fé já aguardavam com cantos típicos e muita animação pela chegada da Cruz e do Ícone.
Rodolfo Araújo, 16 anos, é um dos voluntário do evento. Ele afirmou para o Jovens Conectados que este é um momento único para a juventude mostrar sua face para a cidade. “É oportunidade de testemunharmos que a juventude católica está crescendo. Somos o futuro da Igreja e da sociedade”, disse.
Construído em 1935, este Santuário foi o primeiro no mundo dedicado á Nossa Senhor de Fátima. Lá também fica a central do Bote Fé, local onde são disponibilizados os materiais de divulgação, com destaque para a camiseta oficial do evento, que virou febre na capital pernambucana e nos arredores.