A Voz do Pastor › 08/04/2023

SALVE A PÁSCOA DE JESUS E A NOSSA

Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas dão testemunho dele: Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados” (At 10,40-43).

Esta belíssima palavra dos Atos dos Apóstolos, nos apresenta o verdadeiro e grande sentido da Páscoa: confessar Jesus Cristo ressuscitado como nosso Senhor e Salvador. É isto que queremos cantar, rezar, viver, anunciar, proclamar, testemunhar neste Tempo Pascal e em toda a nossa vida. Como não viver a alegria da ressurreição em nossas atitudes, palavras e ações? Apesar dos males do mundo, dos males e tristezas que possam nos circundar ou que possam nos afetar, nossa atitude maior será sempre de ALEGRIA NO SENHOR RESSUSCITADO. Ele, vencedor da morte, do pecado, das trevas da ignorância e do mal, vencedor do maligno e dos malignos, tem e terá sempre a última palavra: “será o Juiz dos vivos e dos mortos”. Será sempre e para sempre o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim de tudo e de todos”. O Círio Pascal que acendemos com o fogo novo do sábado santo, sinal e símbolo visível de nossa fé, iluminará os nossos dias e será o farol na noite escura da existência e da perseguição do maligno, daquele que divide e engana. “Ele vive, Ele reina, Ele é nosso Deus e Senhor”. Esta foi a fé dos Apóstolos, dos Mártires, dos Confessores da Fé. Esta é a nossa Fé, de nossos pais, de nossos antepassados, que queremos passar a nossos filhos e para as futuras gerações. Deus não engana. Deus promete e cumpre. Deus fala e realiza. Ele, o Deus da vida e da história, ressuscitou o seu Filho Jesus, para sempre. Ele também nos ressuscitará no último dia. Amém.

Nos Atos dos Apóstolos encontramos a expressão: “Anunciamos-vos a Boa Nova: a promessa feita a nossos pais, Deus a realizou plenamente para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus” (At 13,32-33). E ainda São Paulo, na carta aos Coríntios, escreve: “Eu vos transmiti…o que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze” (1Cor 15,3-4). É por isso que a maior festa que celebramos como Cristãos Católicos é a Festa da Páscoa. Nenhuma outra festa a sobrepuja. A Páscoa é a festa das festas. É a garantia definitiva de que toda Palavra de Deus, de que todas as promessas de Deus haverão de se cumprir. O enviado do Pai, o Emanuel, o Deus conosco, o Servo de Javé, o Filho do Homem, viveu a nossa vida, sofreu o sofrimento injusto da condenação e da morte, mas “DEUS O RESSUSCITOU”. Ele é o alfa e ômega, o princípio e o fim, o primogênito de toda a criatura. Jesus ressuscitado é a garantia de nossa ressurreição e a CERTEZA DE NOSSA FÉ. O que cremos é verdadeiro e é garantido pela Palavra santa de Deus. O que cremos e afirmamos em nossa vida, com nossos lábios e com nossas obras é garantido pela presença do Espírito Santo que nos faz clamar: “o Ressuscitado Vive. Ele é Nosso Senhor. Ele é o Cristo de Deus”. FELIZ PÁSCOA A TODOS E A TODAS.

60ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB 2023

Neste tempo Pascal, como de costume, vai ser realizada a Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). A Assembleia vai aprovar os novos estatutos e o novo regimento. Vai encaminhar a impressão do MISSAL ROMANO renovado com a nova tradução e acréscimos necessários, pois já são mais de 19 anos de publicação do mesmo. Celebrará a Trindade Santa e celebrará nossa Fé. A Assembleia Geral da CNBB tratará ainda outras temáticas e questões emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização. Os trabalhos dos bispos durante a Assembleia começam com a missa diária no Santuário Nacional, com as laudes e sessões pela manhã e à tarde. No final de semana acontece o retiro dos bispos e os encontros se concluem no final de abril.

Peço que todos os que puderem, sigam as celebrações e atos da Assembleia pelos meios de comunicação e redes da Igreja Católica no Brasil. Rezem para que tudo seja feito para a maior glória de Deus e o bem das almas. Rezemos todos pela Igreja no Brasil, especialmente por seus Bispos.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB