A Voz do Pastor › 03/05/2018

Pela força do Espírito Santo

Celebramos, neste mês de maio, a Solenidade do Divino Espírito Santo, na grande festa de Pentecostes. “No dia de Pentecostes (no fim das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: da sua plenitude, o Cristo, Senhor, derrama em profusão o Espírito” (CIC 731).

O Espírito Santo, que é Deus, está presente em todos os momentos da História da Salvação. Desde o início do mundo acompanha a ação da Trindade em todo o Mistério salvífico. “Deus é amor (1Jo 4,8.16), e o Amor é o primeiro dom, Ele contém todos os demais. Este amor, Deus o derramou nos nossos corações pelo Espírito que nos foi dado (Rm 5,5).

Lemos nos Evangelhos a presença do Espírito Santo na vida de Jesus: sua mãe, Maria Santíssima dá à luz pela força do Espírito Santo, Jesus ao ser batizado no rio Jordão tem sobre si, em forma de pomba, o Divino Espírito Santo, ao rezar na Sinagoga de Nazaré, Jesus lê um trecho do profeta Isaías que diz “o Espírito de Deus está sobre mim e me mandou realizar as obras de Deus” e ainda mais, Jesus diz: “hoje se cumpriu este anúncio da Escritura”. Depois da ressurreição, Jesus aparecendo aos apóstolos, depois de saudá-los desejando a paz e mostrando-lhes as marcas do seu sofrimento, “sopra sobre eles e diz: recebei o Espírito Santo…” E estando os Apóstolos reunidos com Maria, mãe de Jesus, desceu sobre eles o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, que os fez testemunhas corajosas do Ressuscitado. “A missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo” (CIC 737).

Deixemos, pois o Espírito Santo agir em nós e busquemos, todos os dias, tornarmo-nos testemunhas do bem, da verdade, da justiça e da paz. Deixemos que os dons do Espírito Santo hajam em nós e em nossas comunidades de Fé, para proclamarmos como São João em sua primeira carta: “Somos de Deus” (1Jo 4,6). Quem é de Deus realiza as obras de Deus pela força do Espírito Santo. Quem é do mundo, realiza as obras do mundo, na força do espírito do mundo.

Neste mês de maio celebramos a festa de São José, patrono de nossa Diocese. Ele o pai responsável por Jesus, obediente à Palavra de Deus, por isso, santo, abençoe e interceda a Deus pela nossa Diocese, Igreja viva, que no caminho da história e na realidade concreta onde está inserida quer ser anunciadora do único Salvador e Senhor: Jesus Cristo Nosso Senhor.

E são tantas as realizações bonitas que vemos em nossa Diocese: o testemunho de tantos batizados e batizadas que vivem com alegria a Fé, a Esperança e a Caridade. Leigos e Leigas que compartilham a alegria do Evangelho anunciado e vivido em suas vidas, famílias, comunidades e sociedade.

Alegramo-nos pelas vocações que vão sendo cultivadas em nossas casas e comunidades: laicais, consagradas e ministeriais. É a presença do Espírito de Deus e a obediência à sua ação que vai nos impulsionando a realizar as “obras de Deus”. Celebremos em todas as comunidades, grupos, serviços, pastorais os 37 anos de nossa Diocese.

O Papa Francisco promulgou um decreto, no dia 03 de março deste ano, sobre a Memória de Maria Mãe da Igreja. O Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. Esta memória será celebrada todos os anos na Segunda-feira depois de Pentecostes.

O motivo da celebração está brevemente descrito no Decreto “Ecclesia Mater”: favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos Fiéis, como, também, da genuína piedade mariana. “Esta celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem oferente, Mãe do Redentor e dos redimidos”, lê-se no Decreto.

Assim, em toda a nossa Diocese, teremos a alegria de celebrar esta memória, pela primeira vez, neste ano de 2018. Que possamos ir colocando em prática, em todas nossas paróquias e instituições, o nosso Plano de Ação Pastoral e que ele nos ajude a programar, planejar, projetar todas as nossas ações, impulsionados pelo Espírito Santo, que é Deus, e sob as bênçãos de Maria, Mãe da Igreja, viver com alegria nossa pertença a Cristo.

Que Deus abençoe a todos e a todas!

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano