A Voz do Pastor › 05/12/2023

Natal 2023 e Ano novo 2024

Natal 2023

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Somos chamados a anunciar a PESSOA DE JESUS, o Cristo de Deus, sua Palavra e seu projeto de vida. Este é o grande desafio dos tempos modernos. O Natal é uma festa que nos enternece, pois lembramos o amor, a criança, a família, o aconchego do lar, as cantigas de ninar, os presentes e tudo o mais. Mas o grande chamado que a Igreja nos faz, é que além de celebrar tudo isso e valorizar todas estas realidades, não deixemos de proclamar solenemente, com a vida, com nossas palavras e atitudes que o “VERBO DE DEUS FEITO CARNE” continua a contar conosco na tarefa de salvação do mundo e da história. Assim como Deus, contou com Maria de Nazaré, para que nascesse o “Emanuel”, assim conta conosco para que Jesus Cristo continue a ser Anunciado, Seguido, Proclamado, Amado, Festejado em nossas vidas e na vida de nossos irmãos e irmãs. O compromisso com Jesus Cristo e seu Evangelho é inadiável. O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus. O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus. O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade. O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina. Santo Atanásio nos diz que “…o Filho de Deus se fez homem para nos fazer de Deus”. Esta é a nossa alegria. Esta é a grande notícia que devemos cultivar e anunciar. Nós, com Maria de Nazaré e São José, podemos colaborar com a obra salvífica de Deus, anunciando o seu Filho Unigênito, o Cristo e Senhor de nossas almas e de nossas vidas. E na celebração do Natal não podemos deixar de lembrar a importância e o valor da Família. Que o Santo Natal, que vamos vivenciar, nos encha de santa alegria, por podermos celebrar a vida de nossa família, inserindo-a no mistério da graça do Natal de Jesus.

Ano novo 2024

Iniciamos, com grande alegria, mais um ano em nossas vidas. O ANO DE 2024 que Deus nos concede a graça de iniciar e viver. Por isso dizemos uns para os outros: “FELIZ ANO NOVO”. Nossa vida está nas mãos de Deus, nosso Criador e Pai. Celebrar o ano novo é comprometer-se com a Paz, que é o desafio maior que se coloca ao mundo nestes dias. Jesus Cristo, depois de sua Ressurreição, sempre saudava os seus discípulos desejando-lhes a Paz. “A paz eu vos dou, a paz eu vos deixo” (Jo 14, 27). Quem é de Deus é da paz, da alegria, da concórdia, da união, da comunhão, da justiça, da renovação da vida e do coração. É isso que queremos viver neste novo ano que Deus nos concede iniciar. Serão tantas as oportunidades que teremos de amar a Deus, amando os nossos irmãos e irmãs. Não percamos tempo. Aproveitemos todas as oportunidades que a graça de Deus nos vai proporcionar de fazer o bem, de construir nossa vida na alegria, de anunciar, com garra, Jesus Cristo e o Reino de Deus. Que a Mãe de Deus e nossa, seja nosso modelo em aceitar o dom de Deus e fazê-lo frutificar. Especialmente vamos aproveitar para realizar nosso trabalho pastoral com consciência de servidores do Evangelho. O Papa Francisco, quando esteve entre nós na Jornada Mundial da Juventude, falando aos Bispos do Brasil, dizia: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Assim, caminhemos com coragem e muita fé, construindo nossas vidas e as dos nossos irmãos e irmãs neste ANO NOVO da graça, que Deus nos permite iniciar e viver. “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos tempos” (Mt 28, 20). Essa é a nossa fé. Essa é a nossa esperança. Feliz Ano Novo com o Senhor Jesus.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo Diocesano de São José dos Campos