A Voz do Pastor › 31/01/2019

Firmes na missão do Senhor!

O ano de 2019 já vai se adiantando. Temos pela frente o tempo que nos é dado de presente por Deus, para fazermos o bem, vivermos com alegria a nossa Fé e nos comprometermos com a vida de cada dia.

Que nossa Diocese possa viver um ano abençoado e repleto das graças e bênçãos de Deus. Que cada um de nós, seja um bem-aventurado e uma bem-aventurada implorando a Deus e distribuindo aos outros bênçãos e graças divinas.

JMJ 2019 Panamá. Acompanhamos, de 22 a 27 de janeiro, a Jornada Mundial da Juventude, acontecida no Panamá, com a presença do Papa Francisco. De nossa diocese foram vários jovens de paróquias e comunidades. Vamos cuidar muito da evangelização dos adolescentes e jovens em nossa Diocese. Também, estudar e vivenciar o documento final do Sínodo dos Bispos sobre a vida e a vocação dos jovens.

Ordenações Diaconais. Em nossa Diocese, teremos a grande alegria de ordenar no dia 16 de fevereiro, na Catedral São Dimas, três diáconos transitórios. São seminaristas que terminaram os estudos da faculdade de teologia e que agora fazem o Ano Pastoral, iniciando este ano com a ordenação diaconal. São eles: Carlos Eduardo de Quadro, Fabiano Carvalho de Oliveira e Gustavo Munhoz de Souza. Rezemos por cada um deles e pela perseverança de nossos seminaristas nas diversas etapas de formação de nossa Diocese. Todos missionários de Jesus Cristo e do seu Evangelho e missionários das vocações.

Campanha da Fraternidade 2019. Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade (CF) como caminho de conversão quaresmal.  “Fraternidade e Políticas Públicas” é o tema da Campanha para 2019.

O profeta Isaías inspira o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Fundamentado em três importantes pilares (ver, julgar e agir), o Texto-Base da CF foi cuidadosamente pensado para despertar o desejo da “participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

A Campanha da Fraternidade se realizará mais intensamente no período da Quaresma, que tem início na Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, e vai até dia 21 de abril, dia em que se celebra a Páscoa de Jesus Cristo.

Mês Missionário Extraordinário. O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da “missio ad gentes” e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

Trata-se de um acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.

O tema escolhido pelo Papa Francisco é: “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em Missão“. Toda pessoa batizada é chamada a ser missionária.

A missão é entendida como uma proposta de fé que Deus faz ao homem, uma proposta que parte do Pai, que vem ao nosso encontro no seu filho Jesus Cristo e se entrega à liberdade do homem”.

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o Ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019, para celebrar o centenário da carta Apostólica “Maximum Illud” de seu predecessor o Papa Emérito Bento XV.

São muitos os passos indicados para a preparação e vivência desta iniciativa. A ideia central neste processo de preparação para o Mês Missionário é inserir dentro da programação das Igrejas locais, a temática e o espírito do mês missionário, visando a conversão pastoral missionária.

Será uma ocasião para despertar, animar e não cansar as comunidades. Assim, o projeto para o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa terá grande relevância eclesial para todos os sujeitos da missão.

Como proposta, em nível nacional, será aberto oficialmente no dia 1º de outubro, no Santuário Nacional de Aparecida e em cada Igreja Particular.

Também faz parte das propostas a valorização do Dia Mundial Missões com a vigília que antecede no dia 19/10.

Devemos também incentivar a novena e terço missionário; propor ligação com os meses temáticos (mariano, vocacional, semana da família e bíblia), valorizar a temática do Mês Missionário Extraordinário nos retiros do clero, seminaristas, consagrados e leigos; inserir a temática do Mês Missionário na novena dos padroeiros; visitas missionárias e coleta no Dia Mundial das Missões (19 e 20/10); Criação e fortalecimento e de COMIPAs e tantas outras iniciativas inspiradas pelo Espírito Santo.

Sínodo para a Amazônia. Dentro Mês Missionário Extraordinário, acontecerá em Roma, o Sínodo para a Região Pan-Amazônica. Todos devemos divulgar, rezar e estar atentos a esse grande evento.

Nos diz o Papa: “Atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo, decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica. O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019. O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”.

Continuemos firmes, caros diocesanos e diocesanas. Cristo conta conosco para o trabalho de seu Reino. Que Ele nos dê Sua graça e Sua bênção.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo Diocesano