A Voz do Pastor › 01/11/2023

Finados 2023

Neste dia de Finados 2023, queremos rezar pelos mortos e por nossos parentes falecidos.

Fundados na palavra de Jesus que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11, 25), elevamos nossas preces a Deus, que tudo pode e que tudo sabe, nas intenções de nossos entes queridos que já foram chamados para a vida eterna.

A ressurreição dos mortos foi revelada progressivamente por Deus a seu povo. O criador do céu e da terra é também aquele que mantém fielmente a sua aliança com Abraão e sua descendência. Nas provações, os mártires Macabeus confessam: “o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis (2Mac 7,9).

Assim, ser testemunha de Jesus Cristo é ser testemunha da sua ressurreição (At 1,22). A esperança cristã na ressurreição está toda marcada pelos encontros com Cristo ressuscitado. Ressuscitaremos com Ele, como Ele, por Ele. Por isso podemos e devemos rezar; “dai-lhes, Senhor, o descanso eterno e a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém”.

Deus nos criou para a eternidade. Desde quando somos gerados, desde quando nos desenvolvemos no ventre de nossa mãe, desde quando nascemos e vivemos nossa vida humana, no contexto do mundo onde Deus nos permitiu nascer (nossa família, nosso povo, nossa nação, nossa pátria, nosso tempo, nossos costumes, nossa história), sempre estamos caminhando para a realização plena de nossa vida. E a vida passa por estágios diferentes e diversos: o primeiro é quando estamos no ventre de nossa mãe, ligados a ela pelo cordão umbilical, respirando, nos alimentando, nos desenvolvendo. O segundo é quando nascemos, quando viemos à luz do mundo e aqui vivemos nossos anos, junto à nossa família e à humanidade que nos rodeia. O terceiro é quando, passando pela morte física, natural, de nosso corpo, entramos na vida eterna, vida esta que será a continuidade, ainda que em outra dimensão e em outra realidade, da vida que já começamos a viver neste mundo de Deus. Cada um de nós nasce marcado, para sempre, como IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS”. Assim, nós cremos, como crê a Igreja, que NASCEMOS TODOS PARA A VIDA ETERNA. Vida vivenciada em estágios e momentos diversos. Mas sempre uma única e mesma vida humana, criada por Deus, gerada pelos nossos pais, que terá a sua plenitude na VIDA COM DEUS, na eternidade. A morte física, a morte natural é, pois, um momento de passagem em nosso caminho existencial. É um momento crucial da vida de cada um de nós, que nos lança, conforme os merecimentos e atitudes de nossa vida, no julgamento de Deus.

Celebrar o dia de Finados é, pois, lembrar-se dos nossos irmãos e irmãs que já vivem a realidade da Vida Plena em Deus, garantida pela RESSURREIÇÃO DE JESUS, “o primogênito entre os mortos” e garantia de nossa ressurreição pessoal. Por isso rezamos no Credo: … “creio na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém”. Celebrar o dia de finados é rezar pelos nossos parentes e amigos falecidos, pedindo a Deus para que sejam acolhidos na sua casa, mas é, também, tempo de nos preparar para esta realidade que, um dia, cada um de nós, estará vivenciando, quando dermos o último suspiro, neste mundo.

“Dai-lhes, Senhor o descanso eterno e que a Luz perpétua os ilumine”. Amém.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano