A Voz do Pastor › 23/12/2019

É tempo de celebrar: Deus está conosco!

Com alegria celebramos, mais uma vez, a recordação do Natal do Senhor Nosso, Jesus Cristo. A cada ano temos esta graça de refletir, rezar e celebrar o nascimento do nosso Salvador e Redentor.

Salvador e Redentor de toda a humanidade, renovador de toda a criação. “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial” (Gl 4, 4-5).

Anunciar a Pessoa de Jesus, o Cristo de Deus, sua Palavra e seu projeto de vida, é o grande desafio dos tempos modernos.

Claro que o Natal é uma festa que nos enternece, pois lembramos o Amor, a Criança, a Família, o aconchego do lar, as cantigas de ninar, os presentes e tudo o mais. Mas o grande chamado que a Igreja nos faz, nos dias de hoje, é que além de celebrar tudo isso e valorizar todas estas realidades, não deixemos de proclamar solenemente, com a vida, com nossas palavras e atitudes que o “Verbo de Deus feito Carne” continua a contar conosco na tarefa de salvação do mundo e da história.

Assim como Deus, contou com Maria de Nazaré, para que nascesse o Emanuel, assim conta conosco para que Jesus Cristo continue a ser anunciado, seguido, proclamado, amado, festejado em nossas vidas e na vida de nossos irmãos e irmãs.

O compromisso com Jesus Cristo e seu Evangelho é inadiável. O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus. O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus. O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade. O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da Natureza Divina.

Santo Atanásio nos diz que “[…] o Filho de Deus se fez homem para nos fazer Deus”. Esta é a nossa alegria. Esta é a grande notícia que devemos cultivar e anunciar!

Nós, como Maria de Nazaré, podemos colaborar com a obra salvífica de Deus, anunciando o seu Filho Unigênito, o Cristo e Senhor de nossas nossas vidas.

Retomando a expressão de São João: “o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14), a Igreja denomina “Encarnação” o fato de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação.

A fé na Encarnação verdadeira do Filho de Deus é o sinal distintivo da fé cristã: “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus” (1Jo 4,2). Esta é a alegre convicção da Igreja desde o seu começo, quando canta “o grande mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne” (1Tm 3, 16).

“A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho. O Espírito Santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecunda-la divinamente, Ele que é “o Senhor que dá a Vida”, fazendo com ela conceba o Filho Eterno do Pai em uma humanidade proveniente da sua” (CIC 484).

E na celebração do Natal não podemos deixar de lembrar a importância e o valor da Família. Da nossa família e de todas as famílias constituídas no amor de Deus.

Que o Santo Natal nos encha de santa alegria, para podermos celebrar a vida de nossa família, inserindo-a no mistério da graça do Natal de Jesus.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano